Topo

Portuguesa deve concluir em agosto apuração interna sobre caso Heverton

Guilherme Costa e Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

04/08/2014 06h00

O Campeonato Brasileiro de 2013 acabou no dia 8 de dezembro, e a Série B deste ano já está na 14ª rodada. Ainda assim, a Portuguesa segue em busca de respostas para uma das maiores polêmicas da polêmicas da história do clube: afinal, o que causou a escalação irregular do meia Heverton, que gerou punição à equipe rubro-verde no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e a rebaixou para a segunda divisão nacional? O clube do Canindé montou uma comissão interna para apurar o caso, e a expectativa é que o grupo tenha uma resposta ainda neste mês.

A comissão é independente da diretoria. O trabalho de sindicância tem sido feito basicamente com conversas e acareações. Não existe um prazo limite para a conclusão da apuração, mas é provável que isso aconteça nos próximos dias.

A pergunta básica da sindicância é “por que Heverton foi escalado”. A comissão tem tentado determinar se houve falha de comunicação, erro ou dolo. No caso da terceira hipótese, haveria uma segunda etapa: descobrir quem ganhou algo para prejudicar o clube.

Quando a investigação interna da Portuguesa estiver concluída, o clube entregará o resultado ao Ministério Público de São Paulo, órgão que também conduz apuração sobre o tema. Isso deve finalmente acelerar a evolução do caso.

A Portuguesa foi punida pela escalação irregular do jogador Heverton na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, em empate sem gols com o Grêmio. Ele entrou no lugar de Wanderson aos 32min do segundo tempo, e a equipe rubro-verde perdeu quatro pontos por causa disso.

Heverton havia sido expulso contra o Bahia e cumprido suspensão automática diante da Ponte Preta. Ele foi julgado pelo STJD na sexta-feira que precedeu o confronto com o Grêmio. Pegou dois jogos.

A diretoria da Portuguesa alegou que a decisão do STJD só foi publicada no site da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) depois da realização do confronto com o Grêmio. Além disso, a diretoria do clube disse que não sabia que Heverton estava suspenso.

O caso deflagrou extensa briga em diferentes instâncias da Justiça Desportiva e da Justiça Comum. A Portuguesa perdeu em todas. Em 2014, o time do Canindé chegou a sair de campo na estreia da Série B porque havia uma liminar vigente. O episódio levou a equipe rubro-verde mais uma vez aos tribunais, e o STJD tirou três pontos do clube por causa disso.