Topo

United bate Liverpool e Van Gaal conquista primeiro título pela equipe

Do UOL, em São Paulo

04/08/2014 22h56

O Manchester United venceu na noite desta segunda-feira o rival Liverpool por 3 a 1 e ficou com o título da Copa Internacional dos Campeões, um torneio amistoso organizado pela segunda vez este ano nos Estados Unidos. A taça é a primeira do técnico Louis van Gaal no comando da equipe, menos de um mês depois de ele ter ficado com o terceiro lugar da Copa do Mundo pela Holanda.

A partida começou, no entanto, com o domínio do Liverpool, que abriu o abriu o placar de pênalti sofrido por Sterling, e batido pelo capitão Steven Gerrard, aos 12 minutos.

Após o gol, o time ainda seguiu pressionando, com o brasileiro Philippe Coutinho como um de seus principais destaques, abusando de jogadas rápidas pelo meio, chutes de fora da área e lançamentos.

O Manchester conseguiu mudar a cara do jogo no segundo tempo com dois gols relâmpagos. Aos 9 minutos, após cruzamento de Javier Hernandez, Rooney apenas escorou, com classe, para empatar o jogo. Aos 11, em jogada bem trabalhada, o espanhol Mata chutou da entrada da área e a bola resvalou na zaga, tirando o goleiro Simon Mignolet da jogada, e deixando o United na frente.

A partir daí, a equipe de Van Gaal controlou bem o jogo. Aos 21, o United quase ampliou no que seria um erro grotesco da arbitragem. Após a bola bater na haste que segura a rede atrás do travessão, ela voltou a campo e Rooney colocou para dentro. O árbitro chegou a validar o lance, mas, poucos segundos depois, avisado pelos assistentes, anulou o gol.

Mas era apenas questão de tempo. Aos 4, o gol do título veio com Jesse Lingard, que tinha entrado apenas quatro minutos antes, e que definiu o placar em belo chute da entrada da área no canto.

Sucesso de público nas outras partidas, incluindo o recorde de mais de 109 mil pessoas na partida do United com o Real Madrid no último sábado, o torneio teve a sua final sem tantos torcedores no Estádio Sun Life, já que era possível ver muitos buracos nas arquibancadas, além de todo o anel superior vazio.