Topo

CBF quer que seleção olímpica tenha calendário paralelo a principal

Do UOL, em São Paulo

05/08/2014 06h00

Em busca do ouro inédito nas Olimpíadas, a seleção brasileira quer criar um calendário paralelo para a seleção olímpica, que será treinada por Alexandre Gallo. Em entrevista ao programa “Bem, Amigos”, do SporTV, Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções da CBF, revelou a intenção de ter a equipe sub-23 jogando nas datas Fifa assim como o time principal.

“Já conversamos sobre isso, estamos apresentando para o presidente Marin e Marco Polo o projeto de fazer já partir de agora começar preparar seleção olímpica, junto com a principal na data Fifa. Criar um calendário para jogar em paralelo, a seleção olímpica não a sub-20”, falou Gilmar.

Apesar de revelar a intenção da comissão técnica, o ex-goleiro não comentou se o plano será colocado em prática já no amistoso contra a Colômbia, no dia 5 de setembro.

O coordenador da seleção também comentou sobre a necessidade de criar um padrão tático na equipe desde as categorias de base.

"A CBF não forma jogadores na base, mas temos a obrigação e podemos formar monitores, treinar gente e deixar à disposição para visitar os clubes e criar um método, para que eles possam ensinar na base isso, para os meninos de 12, 13 anos, para que os treinadores tenham uma uniformidade. Temos que pensar um futebol parecido, não precisa ser igual, mas no mínimo parecido. Não podemos jogar um futebol totalmente diferente na categoria sub-15 e na sub-20", completou.