Topo

Elano acerta saída do Flamengo, mas aposta em cautela com rescisão

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/08/2014 12h31

O meia Elano está fora do Flamengo. O jogador finalizou passagem apagada pela Gávea nesta quarta-feira e acertou a rescisão contratual – ele estava emprestado pelo Grêmio até o final do ano. O A diretoria rubro-negra aceitou pagar 50% do salário dele até o fim do ano, como previsto no acordo assinado no começo de 2014. O jogador, com isso, fica com futuro indefinido.

"Estou indo para o Ninho do Urubu para acertar os últimos detalhes e ver o que eles tem para mim", resumiu o jogador em breve contato telefônico com o UOL Esporte. "Eu não posso falar que rescindi, preciso assinar ainda. Vai que chego lá e não está do jeito que eu quero."

Ainda assim, Elano conseguiu um bom acordo. Ele vai ganhar R$ 190 mil mensais do Flamengo até o final do ano. O Grêmio paga o mesmo valor para o meia todos os meses. O atleta irá faturar cerca de R$ 1,14 milhão somente do Rubro-Negro, pelos seis meses que ainda restavam de contrato.

O Grêmio terá que recebê-lo por ter vínculo com Elano, mas não tem interesse em colocá-lo em campo novamente. Com quatro jogos disputados no Campeonato Brasileiro, os cartolas gaúchos vão tentar um novo empréstimo para o atleta de 33 anos. Por enquanto, o mais provável é que o meia passe a treinar no Rio Grande do Sul separado do time principal.

Em passagem pelo Flamengo, Elano nunca conseguiu sequência. As lesões atrapalharam o jogador, que chegou como reforço importante para a Copa Libertadores. O duelo com o Atlético-PR, no último dia 16, pelo Brasileiro, foi a última vez que Elano vestiu a camisa rubro-negra.

O desempenho apagado do meia pelo clube terminou com 15 partidas e três gols. Elano deverá conceder entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira para dar adeus ao clube.

André Santos e Felipe na mira

Também fora dos planos da diretoria e do técnico Vanderlei Luxemburgo, André Santos e Felipe podem seguir o caminho de Elano em breve. O Rubro-Negro negocia com representantes do lateral-esquerdo para a rescisão amigável. A dívida com o atleta – agredido por torcedores após derrota para o Internacional – pode demorar até mais de 20 meses para ser quitada.

Outro atleta que tem a situação estudada pelo Flamengo é o goleiro Felipe. Ele não é aprovado por Luxemburgo. A rescisão, porém, esbarra na dívida por salários e prêmios com o jogador.