Topo

Em reunião na CBF, Globo defende lei que refinancia dívidas de clubes

Marcelo Campos Pinto (primeiro à esquerda) fez discurso a clubes sobre importância de aprovação de lei - Divulgação / CBF
Marcelo Campos Pinto (primeiro à esquerda) fez discurso a clubes sobre importância de aprovação de lei Imagem: Divulgação / CBF

Guilherme Costa e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

06/08/2014 06h00

A Globo já escolheu um lado na discussão sobre a lei de responsabilidade fiscal do esporte (LRFE). Mais do que isso, resolveu adotar postura ativa no debate: a principal parceira de mídia do futebol nacional é favorável à aprovação do dispositivo no atual formato e tem feito até campanha para isso. Na última terça-feira, em reunião realizada na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esporte, falou a clubes das séries C e D sobre a importância do mecanismo para o futuro da modalidade.

O evento foi conduzido por José Maria Marin, presidente da CBF, e Marco Polo del Nero, que assumirá em 2015 o comando da entidade. O objetivo era discutir demandas comuns aos times da terceira e da quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Campos Pinto fez parte da mesa diretora, recebeu a palavra e falou sobre a LRFE - a Globo não transmite as séries C e D.

No discurso, Campos Pinto fez defesa efusiva do mecanismo. A tese do executivo é que a sobrevivência da gestão de clubes brasileiros depende do refinanciamento das dívidas.

A LRFE é um dispositivo que propõe justamente um refinanciamento das dívidas de clubes. Em troca, exige uma série de contrapartidas. Ainda não existe um cronograma definitivo para que o mecanismo seja levado a votação na Câmara dos Deputados, mas a expectativa de parlamentares e clubes é que isso aconteça em outubro deste ano.

Clubes e CBF têm feito lobby pela aprovação do mecanismo. Maurício Assumpção, presidente do Botafogo, chegou a dizer em reunião com a presidente Dilma Rousseff que teria de retirar o time do Campeonato Brasileiro se não conseguisse o refinanciamento.

O Bom Senso FC trabalha em direção contrária. O coletivo de atletas tem feito campanha contra a aprovação da LRFE nos moldes atuais. Eles questionam as contrapartidas e a falta de uma fiscalização mais incisiva sobre o cumprimento.

Na terça-feira (05), atletas que representam o Bom Senso FC estiveram na Câmara dos Deputados. Levaram faixas, participaram de reuniões e fizeram corpo a corpo com parlamentares para explicar por que o grupo é contra o atual modelo do dispositivo. O deputado federal Romário (PSB-RJ) e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) têm ajudado o grupo nesse processo.

Globo fará reuniões com clubes brasileiros a partir de quinta-feira

A Globo vai iniciar na próxima quinta-feira (07), em São Paulo, uma série de reuniões com clubes brasileiros para discutir o atual momento do futebol nacional. Os encontros serão divididos por regiões e incluirão os 20 times da Série A.

Nas reuniões, a Globo mostrará estudo sobre a queda de audiência do futebol no país. Segundo levantamento feito pela emissora, o Campeonato Brasileiro tem perdido 10% de espectadores a cada ano.

Além disso, haverá uma cobrança da emissora para que o produto seja aprimorado. Até o modelo de categorias de base será abordado como premissa necessária para evolução do futebol brasileiro.

“Reuniões são muito importantes para um grande investidor como eles, que colocam bilhões no futebol. Eles sempre foram parceiros e entendem as dificuldades”, explicou Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba. “É importante para a Globo conhecer os problemas dos clubes”, completou.

Os encontros da Globo com os clubes também servirão para discussão sobre a divisão de cotas no futebol brasileiro. Desde a implosão do Clube dos 13, em 2011, clubes têm negociado individualmente com a TV. A receita de todos aumentou, mas também cresceu a diferença de faturamento entre as equipes.

Na semana passada, em encontro na CBF para discutir as séries A e B do Campeonato Brasileiro, o assunto foi levantado por dirigentes de clubes como Portuguesa e Santa Cruz. A resposta de Marcelo Campos Pinto foi pouco otimista: segundo ele, times que dão mais resultados recebem mais.

“Acho que este é o momento para colocarmos essa e uma série de outras questões para avaliação da Globo”, completou Vilson.