Topo

Empresa responsável por relançar Fofão cria novas mascotes para o Santos

Linha de mascotes do Santos agora tem nove personagens - Divulgação/Farofa Studios
Linha de mascotes do Santos agora tem nove personagens Imagem: Divulgação/Farofa Studios

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

06/08/2014 06h00

O Santos apresentou na última terça-feira (05) a nova coleção de mascotes do clube. Os personagens Baleinha e Baleião foram repaginados e ganharam companhia de sete figuras relacionadas ao mar, em estratégia dividida em dois focos: aumentar a receita oriunda de produtos licenciados e aproximar a equipe alvinegra do público infantil. A responsável pelo desenvolvimento do projeto é a Farofa Studios, que também vai relançar o Fofão, alienígena bochechudo criado por Orival Pessini.

Sucesso na década de 1980, Fofão voltará ao mercado como personagem animado. A marca será explorada inicialmente em jogos eletrônicos e produtos licenciados, e a ideia é que as primeiras peças sejam lançadas até o fim de 2014.

O primeiro lançamento relacionado à nova coleção de mascotes do Santos também tem a ver com a década de 1980. “Baleinha & Baleião e a galera da Vila” serão tema de uma versão customizada e eletrônica do Aquaplay, brinquedo produzido pela Estrela. O cronograma inicial é que o jogo seja vendido a partir de 10 de setembro como aplicativo para plataformas móveis.

“Esse novo projeto conseguiu humanizar e dar versatilidade às mascotes, e isso é importante para nós. Nos próximos dois anos, a meta do Santos é aumentar em 30% o faturamento com produtos licenciados”, explicou Fernando Montanha, gerente de marketing do clube alvinegro.

“Vamos lançar uma linha de camisetas e dois aplicativos, mas temos negociações em diversos segmentos. O grande sonho é que esses personagens também virem um desenho animado”, completou Luciana Xavier, responsável por produtos com a marca do Santos. No dia 30 de setembro, a equipe da Vila Belmiro terá estande em um evento voltado ao mercado de licenciamento.

Além dos produtos, os novos personagens serão usados em ações voltadas ao público infantil. Eles desenvolverão atividades antes dos jogos na Vila Belmiro, por exemplo.

“Nós montamos uma estratégia totalmente focada no público infantil. Do que eles gostam? Ao que eles assistem?”, explicou Luciana. Santos e Farofa Studios levaram mais de um ano desenvolvendo a nova coleção de mascotes.

Mascotes do Santos em desenho - Divulgação/Farofa Studios - Divulgação/Farofa Studios
Imagem: Divulgação/Farofa Studios