Topo

Herói do título alemão quebra silêncio: "Queria saborear o momento"

Das agências internacionais

Em Berlim (Alemanha)

06/08/2014 12h33

Quanto tempo leva para “cair a ficha” de que você marcou o gol decisivo de uma Copa do Mundo? Para Mario Götze, foram necessárias três semanas para quebrar o silêncio após sair do banco de reservas e se tornar o herói da Alemanha na decisão do último Mundial contra a Argentina, no Maracanã.

O meia-atacante entrou em campo no fim do segundo tempo, quando o jogo estava empatado sem gols. A poucos minutos do fim da prorrogação, Götze dominou a bola no peito e a mandou para as redes. O 1 a 0 deu à Alemanha seu quarto título mundial e marcava o início do ‘silêncio’ do jogador – quebrado em uma entrevista publicada pelo jornal alemão Bild.

“Para ser honesto, quis deixar a poeira abaixar um pouco. Queria saborear o momento. Também quis evitar dizer alguma coisa em um momento de euforia que deveria durar para sempre. Só que eu precisava voltar para a Terra, por isso fiquei afastado um pouco”, explicou Götze.

Além de querer aproveitar a euforia até o último momento, Götze teve outro motivo para demorar tanto tempo para conceder uma entrevista. O meia-atacante não gostou de algumas críticas feitas a ele tanto antes como durante o Mundial, mas os episódios lhe trouxeram uma lição. “Tive experiências desagradáveis com alguns jornalistas no passado. É fascinante haver tanta expectativa ao meu redor para que eu seja sempre perfeito. Por isso, agora penso duas vezes antes de dizer algo”, comentou.

Ele ainda tentou falar sobre a emoção de marcar o gol do título em uma final de Copa. “Você realmente não pensa muito quando está em uma situação como essa. Poderia tentar descrever o que houve, mas só depois de olhar o replay daquele lance. Durante o jogo, tudo ocorre de maneira instintiva”, disse.

Titular nos primeiros jogos da Alemanha no Mundial, Götze negou qualquer ressentimento por se tornar reserva. “Todos querem jogar o maior tempo possível em uma Copa. Acho que dei uma contribuição para conquistarmos o título. Quando tive chances, meu desempenho foi bom. Continuei treinando duro e acreditando em mim”, completou.