Topo

Andrés Sanchez diz que não pagar imposto foi opção administrativa

Do UOL, em São Paulo

07/08/2014 20h44

Acusado de ter sonegado mais 94,3 milhões enquanto esteve na presidência do Corinthians, Andrés Sanchez diz que não pagar impostos foi uma opção administrativa. Em entrevista ao programa Bate-Bola, da ESPN Brasil, o cartola explicou o que o fez ignorar a Receita.

“Ou se paga salário, acordo trabalhista, ou... E infelizmente não conseguimos pagar todos os impostos”, disse Andrés Sanchez, reproduzindo parte de um raciocínio recorrente entre dirigentes, inclusive no Corinthians. 

Para manter um time competitivo é preciso dinheiro, e o caixa de um clube não sustentaria bancar a busca por títulos e o pagamento de impostos ao mesmo tempo.

“Quando fui presidente eu tive de fazer opções. Fiz opções que, para mim, foram corretas. Eu acertei todos os salários do clube. Acertei tudo. O clube fez um acordo sobre o imposto e está pagando há dez meses”, disse ele.

O acordo em questão começou a ser pago em dezembro do ano passado. Desde 2007 o clube também quita, aos poucos, as dívidas que antecedem a gestão de Andrés Sanchez. Ainda assim, a Justiça decidiu aceitar a denúncia do Ministério Público Federal contra Andrés e outros três dirigentes que o acompanharam em seu mandato.

“Infelizmente ou felizmente, pela maior visibilidade do Corinthians isso aparece mais. O Corinthians fez um acordo há um ano. Quando foi feita a denúncia em março, o departamento jurídico do clube mostrou o acordo e estava certinho”, disse Andrés.