Topo

Saiba como o calendário da CBF pode prejudicar os clubes em 2015

José Maria Marin e Marco Polo del Nero conversam durante coletiva de imprensa da CBF, no Rio de Janeiro - Bruno Domingos / Mowa Press
José Maria Marin e Marco Polo del Nero conversam durante coletiva de imprensa da CBF, no Rio de Janeiro Imagem: Bruno Domingos / Mowa Press

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

07/08/2014 06h00

A CBF anunciou nesta quarta-feira o calendário para 2015 e atendeu parte dos pedidos feitos pelo Bom Senso FC desde 2013: aboliu as rodadas da Série A do Brasileiro nas datas Fifa, quando ocorrem jogos das seleções nacionais, e concedeu aos jogadores 30 dias de férias. Ainda anunciou que também não haverá rodada do Brasileirão nos dias de disputa das eliminatórias para a Copa de 2018. Só ficaram fora do pacote os 30 dias de pré-temporada (serão 25).

Mesmo assim, por trás das aparentes concessões feitas pela entidade que comanda o futebol brasileiro, a realidade ainda mostra um calendário que deve causar pesadelos para os clubes. A Série A do Brasileiro não para durante a Copa América, que será disputada pela seleção principal. Outros jogos tanto do time principal (amistosos e eliminatórias) como do olímpico (só amistosos) serão disputados logo antes e logo depois de partidas do Brasileirão. De forma paradoxal, o time que quiser contar sempre com seus principais jogadores terá que torcer para que eles não se destaquem a ponto de chamarem a atenção de Dunga.

As datas Fifa

De fato, como anunciado pela CBF, não existe nenhum jogo do Campeonato Brasileiro no mesmo dia que uma data Fifa.

Porém, das cinco datas divulgadas no calendário da entidade, três são na véspera de partidas dos clubes: uma pelos estaduais, em março, duas pela Série A do Brasileirão, em Junho e em novembro. Das outras duas, uma é na antevéspera de rodada dos estaduais, e outra de uma rodada da Série A.

O jogador que disputar um amistoso pela seleção, caso ele seja fora do Brasil, dificilmente irá conseguir jogar no dia seguinte pela sua equipe. Mesmo que a partida do Brasil seja em casa, o desgaste de jogar no dia anterior é enorme e muitos atletas não terão 100% de suas condições. O mesmo vale para jogos na antevéspera: um dia de descanso, com ou sem viagens envolvidas, não costuma ser suficiente para recuperar um jogador. O resultado mais provável virá na forma de desfalques.

Eliminatórias

A seleção atuará pelas eliminatórias quatro vezes em 2015. Em duas partidas não há nenhum problema, mas outras duas são na véspera de jogos da Série A do Brasileiro, nos dias 8 de setembro e 13 de outubro. A tabela da competição ainda não foi divulgada, mas mesmo que sejam jogos em casa, dificilmente permitirão que qualquer um dos convocados esteja em condições de atuar em alto nível no dia seguinte.

Copa América

Durante a disputa da Copa América, de 11 de junho a 4 de julho, o Brasileirão irá transcorrer normalmente. Com isso, já são três partidas nas quais os clubes não poderão contar com jogadores que tenham sido convocados. No dia seguinte à final da competição continental, mais uma rodada da Série A. Quatro datas.

Uma das partidas do Brasileiro em dia seguinte a uma data Fifa também é um dia antes do começo da Copa América. Quem estiver com a seleção, não irá jogar pelo seu time.

A seleção olímpica

Além disso, o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, anunciou nesta quarta que, sempre que a seleção principal tiver uma data Fifa, a olímpica também jogará, se não no mesmo dia, “um ou dois dias antes ou depois”.

Acontece que as cinco datas Fifa de 2015 têm jogos dos clubes um ou dois dias antes e um ou dois dias depois. Duas delas, por estaduais; outras três, por nacionais.

Assim, caso os times percam seus principais jogadores para a seleção principal nessas datas, é melhor não contarem com jovens de destaque para substituí-los. Estes também podem estar fora, servindo a seleção olímpica.

11 datas

Assim, os clubes correm o risco de perder jogadores para a seleção brasileira em 11 datas em 2015 – duas pelos estaduais, e nove pela Série A do Brasileiro. Em cinco dessas, podem perder também os destaques com idade olímpica que ainda não tenham oportunidade com Dunga.

Desfalques em nove datas na Série A equivalem a desfalques na briga por 27 pontos em disputa. Levando em conta a edição de 2013 do Brasileirão, isso é mais  do que a diferença entre os 76 pontos do líder Cruzeiro e os 50 do Corinthians, décimo colocado.