Topo

Fifa reconheceu título mundial do Palmeiras, diz ex-presidente

Então prefeito do Rio de Janeiro, João Carlos Vital (e.) segura a taça da Copa Rio de 1951 com jogadores do Palmeiras - Acervo Folhapress
Então prefeito do Rio de Janeiro, João Carlos Vital (e.) segura a taça da Copa Rio de 1951 com jogadores do Palmeiras Imagem: Acervo Folhapress

Do UOL, em São Paulo

09/08/2014 08h32

O Palmeiras possui um título mundial reconhecido pela Fifa. Pelo menos, é o que diz o ex-presidente do clube Luiz Gonzaga Belluzzo. Em entrevista ao jornal Diário de S. Paulo, Belluzzo disse que a entidade passou a reconhecer a conquista da Copa Rio de 1951 como um Mundial.

"Já tivemos a resposta da Fifa admitindo que acolheu o pedido. Eles ficaram de fazer o anúncio em um momento oportuno", disse o ex-presidente do clube alviverde.

De acordo com o jornal, foi o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, quem pediu para a Fifa analisar o título palmeirense. Ele teria aproveitado a presença da entidade no Brasil para a Copa do Mundo para fazer o apelo, apresentando documentação que justifica que a Copa Rio de 51 seja considerada como um Campeonato Mundial.

"Ele aproveitou o Congresso da Fifa no Brasil, que ocorreu na véspera da Copa, para apresentar uma longa documentação provando que o torneio tinha caráter mundial", explica Belluzzo.

Os documentos apresentados pro Rebelo teriam sido encomendados por Roberto Frizzo em 2007 e enviado à Fifa, que, na época, os rejeitou.

A Copa Rio foi um torneio disputado por  clubes da Europa e da América do Sul no Pacaembu, em São Paulo, e no Maracanã, no Rio de Janeiro. Os times participantes foram: Juventus (Itália), Vasco da Gama, Estrela Vermelha (Sérvia), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai), Sporting (Portugal), Nice (França) e Palmeiras.

O clube Paulista venceu o Nice (3 a 0) e o Estrela Vermelha (2 a 1) e perdeu para a Juventus (4 a 0) na primeira fase. Na semifinal, eliminou o Vasco, com vitória por 2 a 1 e empate em 0 a 0. E na grande final derrotou a Juventus, vencendo o primeiro jogo por 1 a 0, no Pacaembu, e empatando o segundo em 2 a 2, no Maracanã.