Topo

Fifa exalta taça do Palmeiras, mas põe Corinthians como 1º campeão mundial

Então prefeito do Rio, João Carlos Vital (e.) segura a taça da Copa Rio de 1951 com jogadores do Palmeiras. Final contra a Juventus teve 100 mil espectadores no Maracanã - Acervo Folhapress
Então prefeito do Rio, João Carlos Vital (e.) segura a taça da Copa Rio de 1951 com jogadores do Palmeiras. Final contra a Juventus teve 100 mil espectadores no Maracanã Imagem: Acervo Folhapress

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

12/08/2014 07h56

A Fifa se pronunciou em comunicado por e-mail sobre a importância do título conquistado pelo Palmeiras na Copa Rio de 1951. O time alviverde ingressou em 2007 com pedido na entidade pleiteando o reconhecimento da taça como um título mundial. Ao UOL Esporte, a Fifa diz que o troféu de 1951 foi o primeiro “a nível mundial” entre clubes da Europa e América, enaltece o feito, mas aponta o Mundial de Clubes de 2000, vencido pelo Corinthians, como o primeiro reconhecido oficialmente pela entidade.

O comunicado da Fifa veio com uma gafe: chama erroneamente a Sociedade Esportiva Palmeiras de “Palmeiras Football Club”.

“Em reunião em São Paulo no dia 7 de junho de 2014, o Comitê Executivo da Fifa concordou com o pedido feito pela CBF de reconhecer o título de 1951 disputado entre clubes da Europa e da América como a primeira competição de abrangência mundial e que teve o Palmeiras Football Club como o vencedor”, informa a assessoria de comunicação da Fifa.

“No que diz respeito à Copa do Mundo de Clubes da Fifa, a primeira edição do torneio foi disputada em 2000 e seu vencedor foi o Corinthians”, complementou a entidade em comunicado.

A Copa Rio foi um torneio disputado por  clubes da Europa e da América do Sul no Pacaembu, em São Paulo, e no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Os times participantes foram: Juventus (Itália), Vasco da Gama, Estrela Vermelha (Sérvia), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai), Sporting (Portugal), Nice (França) e Palmeiras.

O clube Paulista venceu o Nice (3 a 0) e o Estrela Vermelha (2 a 1) e perdeu para a Juventus (4 a 0) na primeira fase. Na semifinal, eliminou o Vasco, com vitória por 2 a 1 e empate em 0 a 0. E na grande final derrotou a Juventus, vencendo o primeiro jogo por 1 a 0, no Pacaembu, e empatando o segundo em 2 a 2, no Maracanã.

Comunicado Fifa sobre Copa Rio 1951 - Reprodução - Reprodução
Comunicado da Fifa considera título do Palmeiras em 1951 como uma conquista de 'nível mundial'
Imagem: Reprodução