Topo

Torcedor de 103 anos realiza sonho de assistir a uma final da Libertadores

Don Ramón Martínez acompanhou jogo de ida pela final da Libertadores  - Néstor Soto/Conmebol
Don Ramón Martínez acompanhou jogo de ida pela final da Libertadores Imagem: Néstor Soto/Conmebol

Do UOL, em São Paulo

12/08/2014 14h16

Perto de decidir a Libertadores contra o San Lorenzo, o Nacional-PAR pode até não ficar com a taça, mas um torcedor já está com um título garantido. Don Ramón Martínez está com 103 anos e acaba de conseguir um feito inédito: ver, no estádio, o seu time na final da principal competição da América do Sul.

Desde o momento em que o clube paraguaio confirmou a vaga na decisão, Ramón se demonstrou inquieto para ir ao Defensores del Chaco acompanhar o momento histórico. A aventura do torcedor ganhou destaque no site da Conmebol.

Ciente da importância do jogo e do que ele representava, a família de Ramón se mobilizou para leva-lo ao estádio, o que não foi uma tarefa fácil tendo em vista a idade avançada dele. Tudo só foi possível graças ao clima, que colaborou na noite da partida. A passos curtos, o torcedor subiu as escadarias e sentou na arquibancada com uma bandeira do clube.

De forma modesta, Don Ramón vibrou com a entrada do elenco em campo, sofreu com o gol do San Lorenzo e gritou no gol de empate, que saiu no último lance.

Quando voltou para casa, encontrou sua mulher, dona Odina, de 94 anos. Emocionado, o torcedor de 103 anos balançou a bandeira do Nacional e disse que poderia morrer feliz.

“Vi o Nacional na final da Libertadores. O que mais posso pedir? Agora posso morrer feliz”, disse Ramón, que também é pai de Cecílio Martínez, que defendeu o São Paulo na década de 60.

A relação de Ramón com o time vem de longa data. Jogador das categorias de base do clube do coração, o hoje torcedor atuou ao lado de Arsenio Enrico, uma das maiores estrelas do futebol no país. Sem conseguir virar uma estrela da modalidade, o paraguaio manteve o laço apenas como torcedor da equipe.

Ramón Martínez não poderá acompanhar o Nacional na partida de volta, que acontece na Argentina, mas certamente já está feliz com a oportunidade de ter visto o clube em uma decisão inédita.