Topo

Corinthians descarta Jonas e tem reunião marcada por Nilmar

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

13/08/2014 06h00

O Corinthians, atendendo a um pedido de Mano Menezes, busca um atacante no mercado para completar o elenco do treinador, mas por enquanto só um jogador agrada. Depois de descartar Jonas, ex-Grêmio e Valencia, o clube do Parque São Jorge vai se reunir com empresários de Nilmar na próxima quinta para a primeira rodada de negociações.

O encontro é só o começo do namoro. Até agora, o único contato entre o Corinthians e o estafe de Nilmar foi uma ligação na semana passada em que Orlando da Hora, empresário do jogador, explicou que o atacante só se livraria do imbróglio no Qatar no fim do mês.

Nilmar tinha contrato com o El Jaish por mais dois anos, mas o clube do Oriente Médio anunciou a rescisão do compromisso com o atleta. O estafe do atacante vai viajar para o Qatar para negociar os últimos detalhes da saída, já que ele ainda tem dinheiro a receber dos dirigentes.

Como Nilmar vem de fora, em tese o Corinthians teria de correr e fechar o negócio até esta quarta, quando a janela de transferências fecha no Brasil para quem atua no exterior. O estafe do jogador, no entanto, trabalha com a ideia de que a rescisão dele é anterior ao estouro do prazo da Fifa, e por isso ele estaria liberado para negociar com um clube até setembro, quando os clubes do país não poderão mais contratar.

Na conversa com o agente de Nilmar, o Corinthians quer ouvir qual é a pedida salarial do jogador. O clube tem um limite de gasto estipulado para o atacante e diz não estar disposto a passar esse teto. Nos bastidores, cartolas protestam contra a possibilidade de negócio com Nilmar por entenderem que o clube não tem saúde financeira para tanto, como publicou o Blog do Perrone.

Um dia depois da conversa com o Corinthians, Orlando da Hora deve viajar para o Qatar ao lado do advogado Breno Tannuri para tentar resolver as pendências no El Jaish. Na volta, deve reabrir negociações com o Corinthians e outros interessados, como o Inter.

Hoje, Nilmar é a única opção do Corinthians. Mano reclamou que pode ficar sem opções de ataque caso Guerrero, Romero e Lodeiro sejam convocados ao mesmo tempo em datas Fifa. O treinador rejeitou, porém, o nome de Jonas, que conseguiu a liberação do Valencia e foi oferecido ao clube do Parque São Jorge.

Fábio Santos só por um ano
Na quarta, o Corinthians também deve se reunir com o agente do lateral esquerdo, que tem contrato apenas até o fim desse ano. Os dois lados manifestaram interesse em uma renovação, só que os termos pedidos de cada lado são bem diferentes.

O Corinthians entende que Fábio Santos, aos 29 anos, pode renovar por mais um ano, tendo em vista que o jovem Guilherme Arana pode assumir a posição gradativamente. Já o jogador quer mais três anos de compromisso.