Topo

Em reunião, Globo pede ajuda a clubes para melhorar futebol como produto

Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, sugeriu à Globo a demissão de funcionário que agendou transmissões de domingo - Reprodução/Twitter
Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, sugeriu à Globo a demissão de funcionário que agendou transmissões de domingo Imagem: Reprodução/Twitter

Guilherme Costa e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

13/08/2014 06h00

Começou na última terça-feira (12) um ciclo de reuniões da TV Globo com os principais clubes do país. O primeiro encontro foi realizado no Rio de Janeiro, na sede da emissora, com representantes de Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo e Fluminense. Executivos do canal apresentaram motivos para estarem preocupados com o futebol brasileiro como produto, mas não fizeram isso em tom de cobrança ou crítica. Em vez disso, a principal parceira de mídia da modalidade pediu ajuda.

Na reunião, a Globo apresentou dados como a audiência do Campeonato Brasileiro em TV aberta. Segundo medição do Ibope, a competição tem perdido cerca de 10% de espectadores a cada ano.

Executivos da Globo também falaram sobre aspectos como média de público e nível do jogo. Depois, pediram sugestões aos clubes para uma evolução no futebol praticado nas principais competições do Brasil.

“A sugestão que eu dei foi para demitirem a pessoa que colocou o jogo Atlético-PR x Botafogo na TV aberta para Belo Horizonte no Dia dos Pais”, disse Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, em alusão ao último domingo (10) – o time dele jogou às 18h30 contra o Palmeiras, e o Cruzeiro havia enfrentado o Criciúma no sábado.

Um domingo antes, a TV aberta havia registrado a pior audiência do Campeonato Brasileiro de 2014 em São Paulo. A Globo teve 13 pontos no Ibope com o 0 a 0 entre Coritiba e Corinthians, e a Bandeirantes conseguiu cinco pontos (cada ponto equivale a 61.952 domicílios na Grande São Paulo).

Na mesma data, Globo e Bandeirantes exibiram Chapecoense x Flamengo para o Rio de Janeiro. A vitória dos catarinenses por 1 a 0 teve 17 pontos de Ibope na emissora carioca e dois pontos no canal paulista (no Rio de Janeiro, cada ponto corresponde a 38.621 domicílios). Foi o pior resultado da equipe rubro-negra na televisão no Brasileirão de 2014.

A reação de Kalil reforça críticas recentes do dirigente à TV Globo. No dia 8 de agosto, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o dirigente havia afirmado que a emissora estava fragilizada pela queda de audiência do Campeonato Brasileiro. Além disso, cobrou do canal uma solução para a evolução do jogo.

“Eu disse e repito que quem tem poder para arrumar o futebol brasileiro é a Rede Globo de Televisão”, afirmou Kalil na época. “Você acha que o Flamengo no meio da tabela dá mais resultado para a TV do que o Internacional tentando ser campeão, por exemplo? A Globo deve ter visto isso. Ela se f... quando deu 52% da renda para cinco times. Acabou com a praça da Bahia, vai acabar com a praça de Belo Horizonte e vai detonar todas as outras. A Globo está fragilizada porque a audiência está indo para o c...”, completou o mandatário alvinegro.

A Globo vai continuar com reuniões em fóruns pequenos. A ideia da emissora é interpelar times em grupos de quatro ou cinco e tirar daí sugestões para melhorar o futebol.

“A reunião não teve nada. A Globo quer ouvir o que a gente acha que precisa ser feito para melhorar o futebol brasileiro”, encerrou Kalil.