Topo

"Homem-Aranha" detona Bayern, e Borussia leva título da Supercopa

Do UOL, em São Paulo

13/08/2014 14h53

Quando se fala em Supercopa, muitos podem achar que se trata de um jogo sem muita emoção, quando os times não estão “ligados”. Alguns times podem pensar assim, não o Borussia Dortmund. Com vontade, o time amarelo não tomou conhecimento do rival Bayern de Munique e venceu a Supercopa da Alemanha por 2 a 0. O duelo marca oficialmente a abertura da temporada no país. 

Jogando em casa, no Signal Iduna Park, a equipe comandada por Jürgen Klopp esteve em vantagem ao longo de todo o jogo e aproveitou bem o dia de “Professor Pardal” do técnico Pep Guardiola, que escalou o clube bávaro misto e em um 3-6-1, com o volante Javi Martínez no miolo de zaga.

Enquanto as torcidas apostavam em um duelo de Robert Lewandowski, agora no Bayern, contra o ex-time, quem roubou a cena foi Aubameyang, que participou do gol de Mkhitaryan e fez o segundo, com direito a uma mascara do personagem "Homem-Aranha" para comemorar.

O resultado para o Bayern não foi ruim apenas pela derrota, mas também pela lesão de Javi Martínez, que deixou o gramado ainda no primeiro tempo com um problema no joelho. 

O resultado deu ao Dortmund o quinto título da competição, o terceiro sobre o rival. 

Fases do jogo: 

Nada de moleza. As duas equipes começaram o jogo de forma aberta e apostando no ataque de formas distintas. Com mais posse de bola, o Bayern tentou manter a calma para chegar ao gol adversário. Só que a versão bávara do “tiki-taka” de Guardiola não funcionou.

Rápido no contra-ataque, o Borussia Dortmund foi mais time durante toda a primeira etapa e chegou com perigo em diversas oportunidades. Se não fosse pelo goleiro Manuel Neuer, do Bayern, o time amarelo poderia ter feito uma vantagem confortável logo de cara.

Para vencer a muralha do Bayern, os donos da casa tiveram que contar com a sorte. Após sobra na entrada da área Mkhitaryan fuzilou de perna de perna direita e não deu chances para o goleiro da seleção alemã.

Após levar o primeiro gol, o Bayern não conseguiu reagir e viu o rival dominar a partida com as melhores oportunidades. No segundo tempo, Guardiola colocou em campo nomes como Philipp Lahm e Mario Götze, mas não foi o suficiente.

O merecido título do Borussia Dortmund foi confirmado com o gol de Aubameyang, que colocou uma máscara do Homem-Aranha para comemorar.

O melhor: Aubameyang – Todos estavam focados em como seria o duelo entre Robert Lewandowski e Ciro Immobile, mas a surpresa veio logo nos primeiros minutos. Inspirado, Aubameyang deu uma verdadeira canseira na defesa do Bayern de Munique. Conhecido pela velocidade, o atacante do Borussia Dortmund abusou de sua principal característica para infernizar o setor defensivo dos bávaros.

Caindo pelos dois lados do campo, com leve vantagem pelo lado esquerdo, o atacante começou a jogada que terminou no gol de Mkhitaryan e fez o segundo.

O pior: Juan Bernart – Com a oportunidade de jogar, já que Guardiola apostou em um time misto, o jovem espanhol de 21 anos sofreu para segurar os rápidos ataques do Borussia Dortmund. Muitas das jogadas da equipe amarela foram feitas exatamente pelo lado esquerdo, que supostamente deveria ser defendido pelo lateral do Bayern.

Toque dos técnicos:

Em dia de “Professor Pardal”, Guardiola apostou em uma nova formação para o Bayern. E o resultado não foi nada positivo. Com uma espécie de 3-6-1, com Javi Martínez no miolo de zaga, o técnico espanhol viu seu time sofrer na saída de bola e ser presa fácil para o adversário.
Já Jürgen Klopp montou seu time para responder de forma rápida e nos contra-ataques. Ciente de que dificilmente teria mais posse de bola, o treinador armou seu time para atuar nas costas dos laterais do Bayern. A tática funcionou e a equipe foi campeã.

Para lembrar:

Este é o quinto título do Borussia Dortmund da Supercopa da Alemanha, o terceiro (sendo o segundo consecutivo) sobre o Bayern de Munique. O time atualmente comandado por Klopp já levou a taça em 1989, 1995, 1996 e 2013.

A partida também marcou a estreia de Manuel Neuer como capitão do Bayern. Com Lahm no banco de reservas, o goleiro campeão do mundo com a seleção alemã chamou a responsabilidade. Com grandes defesas no primeiro tempo, o camisa 1 evitou que o Dortmund conseguisse uma vantagem ainda maior.

A Supercopa da Alemanha também já significa um tabu para Guardiola. Na temporada passada, o técnico foi vencido pelo rival logo em sua estreia oficial como treinador do Bayern de Munique.

Muitos esperavam vaias a Robert Lewandowski por ter “traído” o Dortmund e assinar com o rival, mas não foi bem assim. O jogador até foi perseguido por parte da torcida que defendeu nos últimos anos, mas nada superou o ódio por Mario Götze. O meia, também acusado de traição, entrou apenas na etapa final. O pouco tempo foi o suficiente para sentir que não há forma de reatar o carinho com os torcedores do Borussia. Sempre que pegava na bola, o homem que fez o gol do título da Alemanha na Copa era fortemente vaiado.