Topo

Sete motivos para ver a final da Libertadores entre San Lorenzo e Nacional

Do UOL, em São Paulo

13/08/2014 06h00

Não existe nenhum craque em campo, os dois times foram os piores da primeira fase entre os classificados para o mata-mata e avançaram na base do sufoco, mas ainda assim Nacional e San Lorenzo jogarão uma final de Libertadores. E há alguns motivos para os brasileiros assistirem à partida, que começará às 21h15 (de Brasília), em Buenos Aires.

Os paraguaios pisarão no gramado do Nuevo Gasómetro com uma ligeira desvantagem, já que apenas empataram no jogo de ida, no Defensores del Chaco (embora o gol do empate em 1 a 1 tenha saído já nos acréscimos do segundo tempo).  Mas o San Lorenzo não deve confiar em seu pequeno favoritismo porque, como mostra a própria trajetória dos finalistas mais azarões dos últimos anos, favoritismo é um item em falta na Libertadores de 2014.

Veja alguns motivos para ficar de olho na decisão de logo mais.

1 – Sem Brasil em campo, será um acontecimento raro

Nos últimos 22 anos, essa é apenas a terceira vez em que não há uma equipe brasileira na final da principal competição interclubes do continente. E há um motivo para a humanidade gostar de acompanhar eventos raros: não se sabe quando eles voltarão a ocorrer. Assistir à final entre argentinos e paraguaios pode ser também uma lição de humildade (mais uma!) ao suposto “melhor futebol do mundo”.

(Se você é daqueles torcedores que necessitam de um brasileiro em campo para se identificar, torça pelo juiz. O brasiliense Sandro Meira Ricci, o árbitro do país na Copa, será o dono do apito na final desta noite)

2 – Sem precisar torcer ou secar, você pode apenas curtir o drama alheio

De 2005 para cá, o telespectador do país precisou se acostumar com a afirmação de que “tal time é o Brasil na final da Libertadores!”. Agora, como seu time não estará envolvido (nem o seu rival), dá para relaxar e curtir o jogo sem compromisso. Se houver muitas expulsões, reviravoltas no placar, prorrogação e pênaltis, melhor ainda. Vencendo quem vencer, a vida seguirá a mesma no dia seguinte. (Lembre-se que, como não existe a regra do gol qualificado na final, qualquer empate levará o jogo ao tempo extra ou às penalidades)

3 – Será a consagração da “regra de ouro” do futebol

O futebol é uma caixinha de surpresas. A frase mais batida da crônica esportiva brasileira será consagrada nesta quarta, quando um dos dois piores times classificados da primeira fase se tornará o campeão da Libertadores. O futebol, como poucos outros esportes, permite essa estranha possibilidade de as equipes mais fracas venceram as mais fortes, contrariando a lógica cartesiana. E foi esse mecanismo (alguns diriam sobrenatural) que permitiu a San Lorenzo e Nacional eliminarem os favoritos e chegarem à decisão. No fundo, essa final nos ensina muito sobre os princípios básicos do jogo.   

4 - Haverá um campeão inédito

Corintianos e atleticanos se lembram muito bem como é ser campeão pela primeira vez da Libertadores. Seja qual for o resultado desta quarta, uma nova torcida entrará no seleto grupo de donos da taça mais cobiçada do continente. O San Lorenzo, após 106 anos de existência, chegou a sua primeira final. Também é a primeira decisão do Nacional, que chegou a viver um jejum de seis décadas sem títulos no Paraguai. E como a primeira vez a gente nunca esquece, o jogo desta noite será, por definição, inesquecível.

5 – O único grande da Argentina sem título pode sair da fila

A Argentina tem 22 títulos da Libertadores, mas é incrível que nenhum deles pertença ao San Lorenzo, o único dos cinco grandes do país que ainda não levantou o principal torneio do continente. A torcida centenária precisa até hoje conviver com gozações que chegaram até a mudar a o significado da sigla que nomeia a equipe para Club Atletico Sin Libertadores de América (o original é Club Atletico San Lorenzo de Almagro, em referência ao bairro em que o clube foi fundado). Pode ser o fim do sofrimento – ou a multiplicação dele.

6 – Pode ser a virada do futebol paraguaio em um ano sem Copa

Além de tentar ser campeão da Libertadores pela primeira vez, o Nacional briga para reaver o orgulho... nacional. Entre os países que já levaram o título, o Paraguai foi o único cuja seleção não se classificou à Copa do Mundo no Brasil, uma ferida que deve demorar a cicatrizar. Mas, caso os paraguaios consigam a vitória, o título será um belo prêmio de consolação ao país, que se consolidaria como a quarta força do futebol de clubes no continente, atrás de Argentina, Brasil e Uruguai.

7 – Conhecer o possível adversário do Real Madrid no Mundial

A galáctica equipe do Real Madrid, que acaba de vencer a Supercopa da Europa, espera o resultado do jogo desta quarta para conhecer seu possível adversário na final do Mundial de Clubes. É claro que, qualquer time que vencer em Buenos Aires, entrará como azarão no intercontinental. Mas quem acreditava que San Lorenzo e Nacional jogariam a final desta quarta? E no entanto...