Topo

Sul-Americana forte pode virar mau negócio para São Paulo, Flu e Inter

Jogadores do São Paulo deixam campo após eliminação para o Bragantino na quarta - Julia Chequer/Folhapress
Jogadores do São Paulo deixam campo após eliminação para o Bragantino na quarta Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

14/08/2014 11h29

Conhecida como a segunda competição em importância do continente, a Copa Sul-Americana ganha em 2014 uma cara de Libertadores. Isso porque grandes forças de Brasil e Argentina, principalmente, se perfilam para a disputa através das respectivas classificações internas de seus países.

Na última quarta-feira, São Paulo, Fluminense e Internacional fracassaram na tentativa de classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. No entanto, pelos contestados critérios estabelecidos pela CBF, acabam direcionados para a disputa da Sul-Americana ainda nesta temporada. Deste trio, os cariocas ainda esperam a confirmação da vaga – paulistas e gaúchos estão garantidos.

O Brasil conta com oito vagas na Sul-Americana, sendo que a primeira deles pertence ao último campeão da Copa do Nordeste, o Sport. As demais serão distribuídas para as equipes melhores colocadas na edição anterior da Série A e que não tenham participado da Libertadores deste ano – ou seja, Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR, Botafogo, Atlético-MG e Flamengo estão descartados.

E mais, apenas os clubes que foram eliminados da Copa do Brasil até a terceira fase têm este direito. Portanto, Vitória, Goiás, São Paulo, Bahia, Inter e Criciúma estão garantidos na Sul-Americana 2014. A última vaga será definida entre Fluminense e Santos. Os paulistas jogam nesta quinta-feira contra o Londrina (vêm de derrota por 2 a 1 na ida) e, se forem eliminados, se encaminham para a competição continental.

Se o Brasil vai para a Sul-Americana com representantes tradicionais, o mesmo acontece com outros países. Boca Juniors, River Plate e Estudiantes encabeçam um pelotão argentino sempre de respeito O Lanús, campeão de 2013, também está lá. Outras forças continentais como o uruguaio Peñarol, o paraguaio Cerro Porteño, o chileno Universidad Catolica e o colombiano Atlético de Medellín estão classificados.

QUARTA-FEIRA DE VEXAME PARA OS GRANDES

Desfalcado de alguns de seus principais nomes, o São Paulo se despediu da Copa do Brasil na última quarta-feira com derrota para o Bragantino por 3 a 1 no Morumbi. O time de Muricy Ramalho saiu na frente com Paulo Miranda, mas depois permitiu a virada. A decepção foi maior porque o time da capital havia vencido o jogo de ida por 2 a 1 com o mando do adversário, em Ribeirão Preto.

Já o Fluminense conseguiu a façanha de ficar pelo caminho contra o América-RN mesmo após ter vencido o jogo de ida por 3 a 0 na casa do adversário. Na última quarta-feira, o time de Cristóvão Borges relaxou, foi batido por 5 a 2 no Maracanã e acabou eliminado pelo desempate por gols gols fora de casa.

Por fim, o Inter caiu na Copa do Brasil com a segunda derrota no confronto com o Ceará. Os líderes da Série B já haviam vencido no Beira-Rio, por 2 a 1, e na quarta confirmaram a classificação com o placar de 3 a 1 e uma grande atuação.

"Você acha que vou querer sair de uma Copa do Brasil, onde faltam oito jogos para a final, e ir para a Sul-Americana, onde se viaja muito mais? Não existe isso", afirmou Abel Braga, técnico do Inter, após a eliminação em Fortaleza.