Topo

Nova geração do Brasil decepciona novamente e empata no Sub-20 com Equador

Do UOL, em São Paulo

14/08/2014 17h49

O torcedor brasileiro que queria curar a ressaca da Copa do Mundo com a futura geração da seleção ganhou mais um motivo para ficar preocupado. Nesta quinta-feira, o time sub-20 do Brasil, comandando por Alexandre Gallo, tropeçou pela segunda vez no Torneio de Cotif, na Espanha. Agora, as dificuldades vieram no confronto contra o Equador e mais uma vez a equipe empatou, desta vez por 0 a 0.

A seleção de Gallo já havia decepcionado na estreia do torneio contra a seleção do Qatar, quando parou no 1 a 1. Desta vez, contra os equatorianos, a equipe teria de superar o primeiro jogo ruim e o líder da competição com duas vitórias em dois jogos. Mas os brasileiros pouco apresentaram, e a torcida não pôde comemorar.

Para não cair ainda na primeira fase da competição, a seleção brasileira terá mais dois jogos pela frente. No entanto, a missão não será fácil, pois a maratona coloca duas partidas no fim de semana, uma no sábado e outra no domingo. Os adversários serão a China e o Valencia, respectivamente.

Fases do jogo: Pressionada pelo resultado decepcionante na estreia, a seleção brasileira dominou praticamente todo o primeiro tempo nesta quinta. Mas a posse de bola não se transformou  em chances de gol. Tirando um lance ou outro de Gabriel, o Brasil praticamente não ameaçou o gol equatoriano. Do outro lado, o adversário, que já havia conquistado duas vitórias na competição, só se arriscava em contra-ataques.

A postura equatoriana mudou um pouco no segundo tempo, muito pelas constantes falhas defensivas da seleção brasileira. Em menos de dez minutos, o goleiro Marcos Felipe foi ameaçado em duas oportunidades. Mas apesar de estar pior na partida, foi o Brasil quem teve a melhor oportunidade na partida. Gabriel, livre na área, recebeu um cruzamento perfeito de William, mas cabeceou nas mãos do goleiro.

Curiosamente, foi justamente com a saída do jogador do Santos que o time melhorou. Mosquito entrou em campo e só não conseguiu inaugurar o placar graças a intervenções do goleiro.

O melhor: Gabriel – Foi dos pés do atacante santista que saíram as chances mais perigosas do Brasil. Tanto em bolas paradas como em jogadas criadas por ele com Danilo.

O pior: Defesa – Enfrentando um time que pouco atacou, a seleção brasileira sofreu alguns sustos, muito por erros individuais de seus zagueiros.

Chave do jogo: Chute para frente e bola na área foram as principais jogadas da seleção brasileira na partida. Bem postados na defesa, os equatorianos passaram poucos sustos ao longo dos 70 minutos.

Toque dos técnicos: O técnico Alexandre Gallo até corrigiu o problema da estreia na lateral direita, quando Auro foi muito mal. No entanto, se William acertou o lado do campo, o sistema defensivo seguiu falhando em bolas fáceis. Nos minutos finais, o time teve ligeira melhora com a entrada do jovem Mosquito, que chegou a ameaçar o goleiro equatoriano em diversas oportunidades consecutivas.

Para lembrar:

A seleção sub-20 foi acompanhada de dois torcedores especiais nesta quinta-feira. Dunga, técnico da equipe principal, e Gilmar Rinaldi, coordenador da CBF, estiveram no estádio para ver a atuação.

Uma breve confusão marcou o primeiro tempo da partida quando os jogadores trocaram empurrões. Mas a briga não foi para frente após o juiz dar cartão amarelo para Danilo e Gabriel Cortez. Um outro momento de tensão foi marcado pela expulsão de Chala ao dar uma cotovelada em Mosquito.

Na partida de estreia, o técnico Alexandre Gallo culpou o gramado sintético pela atuação ruim de sua equipe. Pelas dificuldades em muitas jogadas, o time ainda não conseguiu se adaptar ao campo diferente do convencional.

Como a competição é feita com jogos em todos os dias, o regulamento do torneio tem tempos de apenas 35 minutos.

O meia Boschilla, que foi titular na partida da estreia e ficou como reserva neste duelo, conseguiu ser expulso mesmo sem entrar em campo. Ele recebeu o vermelho ao arranjar confusão com um atleta do Equador.