Topo

Inter adota cautela e não fala em 'novela Nilmar' até reunião no Qatar

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/08/2014 06h00

O Internacional não se mostra empolgado com a situação de Nilmar. Cético quanto a real condição do atacante, o clube gaúcho tem evitado admitir interesse concreto no jogador para não criar uma nova expectativa na torcida e alimentar um terceiro capítulo na novela que já aconteceu em 2012 e 2013. Os dirigentes querem garantias de que a rescisão com o El Jaish ocorreu e só então vão tocar as conversações com o jogador.

Na próxima quarta-feira, o empresário Orlando da Hora viaja ao Qatar e se reúne com dirigentes do clube árabe. O encontro deverá, nos planos do agente, formalizar a saída de Nilmar. O Internacional quer ver para crer.

“Quando e se ele ficar livre, vamos analisar. Neste momento não estamos realizando nenhum tipo de movimento sobre isto”, disse Giovanni Luigi, presidente do Internacional.

Para mais de um integrante da diretoria, as chances de Nilmar já ter a rescisão – fugindo do prazo limite de transferências internacionais para o Brasil, são quase nulas. A tese é defendida por Orlando da Hora, que garante ter embasamento jurídico dos advogados que irão com ele no encontro com os xeques.

“Não vejo chance neste momento. Não vai vir”, disse outro dirigente do Inter à reportagem, citando o imbróglio no Qatar.

Segundo o agente, o El Jaish iria repassar Nilmar para o Al Jazira, mas no meio da negociação não houve acerto entre as autoridades locais. Mas a rescisão do jogador teria sido encaminhada, abrindo o precedente para a negociação.

A cautela do Internacional é com a parte jurídica, mas também com o próprio empresário. Em 2012, Orlando da Hora e o Colorado se desacertaram nos valores mensais de Nilmar. Uma parte garante ter acertado valores líquidos – sem impostos, e outra negou. Garantindo que não havia subido a proposta e mantido a quantia bruta.

Em Porto Alegre com a família, Nilmar já foi flagrado mais de uma vez treinando com o uniforme oficial do Internacional. De acordo com o jogador, as peças foram presente de funcionários do clube.

Além do Internacional, que olha de longe e faz jogo de cena com o interesse, o Corinthians também está atento. O clube paulista tem reunião marcada para a próxima semana com Orlando da Hora e deve formalizar uma proposta, a pedido de Mano Menezes.