Topo

Felipão rejeita reforços e quer resgatar 'alma' do Grêmio através da base

Luiz Felipe Scolari não quero novos jogadores e pretende valorizar a base - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Luiz Felipe Scolari não quero novos jogadores e pretende valorizar a base Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/08/2014 06h00

Felipão não quer reforços. O técnico do Grêmio foi bastante claro na entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira. Segundo ele, novos jogadores virão apenas das categorias de base. A ideia é resgatar algo forjado por ele no clube nos anos 90: a 'alma' do Tricolor.

"Não dei nenhum nome para contratar. Primeiro estou olhando o projeto da base junto com o grupo que temos no principal. Se temos alguém que nos próximos quatro, cinco ou seis meses poderá estar em condições, temos que apostar nisso. Não temos janela, não temos dinheiro, vamos ficar com os pés no chão", disse o treinador.

A ideia é exatamente o contrário. Em vez de contratar, o Grêmio vai mandar jogadores para outros clubes. O que aconteceu com Maxi Rodríguez, que foi para o Vasco, Busatto, que foi para o Icasa-CE e Guilherme Amorim, contratado pelo Londrina, irá ocorrer também com mais quatro ou cinco atletas.

"Temos mais quatro ou cinco jogadores, no mínimo, que podemos liberar tendo times interessados. Um grupo com 36 jogadores é muito grande. Temos uns 33, mas se ficassem apenas 24 ou 25 estaria ótimo. Assim todos jogam. Ficar só treinando não adianta. Quem ficar aqui e não estiver concentrado, quero ver jogando a Copa Fernandão [Antiga Copa FGF]. Tem que jogar, só treinar não adianta", esclareceu Felipão.

E a cada jogador que sai, outro eventualmente entra para testes. Foi isso que aconteceu recentemente com Ronan e Leandro Canhoto, que vieram da base. Scolari os observou em treinamentos, gostou e resolveu dar uma semana de oportunidades no time de cima. Através destes jogadores, a ideia é formar um elenco que traga identificação com o clube, revivendo a 'alma' do Grêmio.

"Muitas vezes a equipe pode não estar tão bem, mas precisamos de alma, de apoio, resgatar esta união com a torcida através do grupo", afirmou. "Observamos jogadores com chance de crescimento futuro ou ainda que possam ser solução imediata. Vamos fazer isso sempre", completou.

O Grêmio trabalha na manhã deste sábado. O próximo compromisso oficial será domingo às 16h, diante do Criciúma, na Arena, pela 15ª rodada do Brasileirão.