Topo

Entrosado com Messi, Neymar faz golaços e Barça goleia León; Suárez estreia

Do UOL, em São Paulo

18/08/2014 17h28

Neymar marcou dois bonitos gols no primeiro jogo do Barcelona com seu time completo na temporada 2014-2015. Foi nesta segunda-feira, na vitória por 6 a 0 sobre o mexicano León, em amistoso disputado no Camp Nou. O primeiro foi um toque com classe por cobertura. No segundo, ele driblou o goleiro adversário e tocou de calcanhar para as redes. De acordo com a assessoria de Neymar, foi a primeira vez que ele fez um gol de calcanhar na carreira.

Esse foi o terceiro tento do jogo, já que Messi havia aberto o placar logo aos três minutos, um gol com assistência do próprio Neymar.

Os camisas 10 e 11 do Barcelona foram os principais nomes do amistoso contra o León, atual campeão mexicano. A partida foi válida pelo troféu Joan Gamper, competição amistosa que tradicionalmente abre a temporada do Barcelona – no ano passado, o Barça venceu o Santos por 8 a 0. O Internacional é o único clube brasileiro a já ter vencido o torneio, em 1982, quando venceu o time da casa por 4 a 1.

Nesta segunda-feira, o atacante Munnir, nova revelação da base catalã, marcou o quarto e o quinto gols da partida. Sandro fez o sexto e fechou a goleada.

O jogo também teve a participação do uruguaio Luis Suárez, que entrou no segundo tempo e estreou por seu novo clube, apesar de ainda estar proibido de jogar oficialmente por ter mordido o italiano Chiellini na Copa do Mundo. Ele entrou quando a maioria dos titulares já havia sido substituída.

Chamou atenção a sintonia entre Messi e Neymar. Durante o primeiro tempo, eles jogaram bem próximos e se movimentaram com naturalidade, um parecendo sempre saber exatamente onde o outro estava. Messi estava com a precisão de passe afiada e deixou Neymar na cara do gol algumas vezes.

O brasileiro não demonstrou nenhum comprometimento na coluna, lesionada durante a Copa do Mundo. Esteve atento e ligado na partida e até abusou dos dribles em algumas ocasiões. O jogo nesta segunda-feira foi seu retorno aos gramados. Ele foi substituído pelo técnico Luis Enrique no intervalo. Messi foi para o banco logo depois.

Outros brasileiros que participaram da partida foram o lateral Daniel Alves, cuja saída do clube foi especulada durante toda a pré-temporada, e o meia-atacante Rafinha, que volta de empréstimo. Os dois não comprometeram em campo. No segundo tempo, Luis Enrique fez alterações em massa na equipe e colocou em campo um time completamente diferente, cheio de garotos oriundo do Barcelona B.

Do lado mexicano, o destaque foi o zagueiro Rafa Márquez, zagueiro histórico da seleção mexicana que já atuou pelo Barcelona. Ao sair de campo, ele foi ovacionado pela torcida no Camp Nou. O defensor está de malas prontas para a Itália, onde defenderá o Verona.

O Barcelona vai estrear oficialmente no Campeonato Espanhol no próximo domingo, contra o Elche.