Topo

Após 'chororô' na Copa, Dunga pede convocados prontos emocionalmente

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/08/2014 12h16

Em sua primeira convocação novamente à frente da seleção brasileira, nesta terça-feira, Dunga avisou que não aceitará jogadores despreparados fisicamente e emocionalmente. Sem fazer menção à campanha do time nacional na Copa do Mundo, marcada por choros e abalos emocionais, o treinador destacou que um jogador convocado tem que ter a consciência da importância de se defender a seleção.

Um atleta tem que chegar forte psicologicamente, ressalta.

“O jogador tem que vir preparado. O campo é quem decide, mas antes tem que ter uma preparação. Se preparar é se cuidar fisicamente, emocionalmente, estudar adversário, ver como joga o adversário, melhorar a cada dia nos treinos para que quando se chegar à seleção, estar focado e preparado. Ele tem que pensar que ‘essa é minha chance e eu não vou falhar’. Ele esperou a vida toda por essa oportunidade. E agora que apareceu, tem que estar preparado”.

Dunga cita a necessidade de implementação de trabalho com rapidez. Os jogadores que virão precisam estar prontos e conhecedores das virtudes dos adversários.

“A seleção brasileira não tem muita chance. Muitas vezes você tem 45 minutos e tem que mostrar potencial. Tem que ter foco, estar determinado. Quando ele vem, tem que estar preparado para jogar 1 minuto ou não jogar, mas quando tiver ele tem que mostrar algo diferente porque se ele está na seleção ele é diferente. Ele tem que vir pronto para chegar em campo e dar sua contribuição”, alertou.

Os choros dos atletas da seleção durante o Mundial foram contestados ex-jogadores. Campeão do Mundo em 1990, o ex-jogador Lothar Matthaus disse que jamais havia visto algo semelhante no futebol, acreditando que o comportamento da seleção denotou falta de equilíbrio emocional para momentos decisivos.

"Eles têm que ser homens. Choram no hino, choram porque ganham, choram antes dos pênaltis", declarou o alemão.

Capitão da seleção brasileira na Copa, Thiago Silva ficou incomodado com os questionamentos sobre o choro ocorrido na partida contra o Chile, pelas oitavas.

"Tanto Ayrton Senna quanto Oscar Schmidt se entregavam de corpo e alma, por isso tinham aquele choro. O meu é de emoção porque me entrego de corpo e alma para o time”, disse o atleta, na época.

Cruzeiro cede dois atletas

Ao todo dez jogadores que defenderam o Brasil na Copa do Mundo estão na lista de Dunga, como os titulares David Luiz, Luis Gustavo, Oscar e Neymar.

O Cruzeiro, último campeão brasileiro e atual líder da Série A, conta com dois nomes convocados. Além de Goulart, Dunga também dá uma chance ao meia Everton Ribeiro.

"O mais importante é salientar que quem não foi chamado vai ter oportunidade. Outros também terão oportunidade. É apenas início de trabalho. Jogador que não estiver aqui, não quer dizer que não vai voltar, e quem estiver na lista não quer dizer que vai ter vaga garantida para as próximas convocações", justificou o treinador após divulgar a lista. 

O novo ciclo da seleção brasileira começa com amistoso diante da Colômbia em Miami, em 5 de setembro. Quatro dias mais tarde a equipe de Dunga enfrenta o Equador, em Nova Jersey. Ainda neste ano o time enfrenta Argentina, Japão e Turquia.