Topo

Entrosamento é trunfo dos amigos Goulart e Everton Ribeiro na seleção

No dia em que foi convocado, Ricardo Goulart assina camisa de torcedor na Toca - Dionizio/UOL
No dia em que foi convocado, Ricardo Goulart assina camisa de torcedor na Toca Imagem: Dionizio/UOL

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

19/08/2014 19h32

Parceiros dentro e fora de campo, Ricardo Goulart e Everton Ribeiro tiveram uma trajetória muito parecida dentro do Cruzeiro e agora iniciam o caminho na seleção brasileira ao mesmo tempo. Convocados por Dunga nesta terça-feira, eles esperam levar o entrosamento construído desde o ano passado no clube mineiro para a equipe canarinho.

“Pode ajudar (o entrosamento). A gente já se conhece e agora temos a chance de poder atuar juntos na seleção. Cada um vai dar o seu melhor para ajudar a seleção”, destacou Everton Ribeiro, que foi eleito o craque do último Brasileirão e aos 25 anos ganhou a sua primeira oportunidade na seleção.

A dupla vem sendo destaque do Cruzeiro desde o ano passado. Nesta temporada, Ricardo Goulart, aos 23 anos, ganhou ainda mais visibilidade e praticamente alcançou o mesmo status do companheiro ao assumir a artilharia do Brasileirão com nove gols.

A afinidade dentro de campo é refletida nos números, pois juntos os dois participaram ativamente, com assistências ou gols, de 41 dos 92 tentos do time na temporada, ou 45% do total. Goulart espera que essa parceria continue funcionando com Dunga.

“É muito importante o entrosamento. Vai fazer um ano e oito meses que estamos jogando juntos. Isso ajuda bastante. Vamos entrosar um pouco mais, pois faltam alguns dias para se apresentar”, destacou o camisa 28.

Além do companheirismo dentro das quatro linhas, os dois também são amigos, vizinhos em Belo Horizonte, e se ajudaram durante a caminhada na Toca da Raposa. Prova disso é que Ricardo Goulart não se conteve quando ouviu o nome do amigo durante a convocação.

“Estava com minha família, minha esposa, minha irmã, quando saiu o nome do Everton a gente já gritou bastante, depois quando saiu o meu nome comemoramos mais ainda. É uma situação única e que tem que ser comemorada. Trabalhamos muito e sempre sonhei com a seleção”, ressaltou Goulart.

O conhecimento é tão grande que cada um conhece bem as qualidades dos outros. “Para o Goulart não tem bola perdida, é competitivo e chega bem na área para finalizar. Não é a toa que é o artilheiro do campeonato”, elogiou Ribeiro. “O Everton é um grande jogador, que tem muita habilidade. O nível de futebol dele é difícil de ser encontrado”, acrescentou Goulart.

Por causa da seleção, a dupla deverá desfalcar o Cruzeiro nos jogos contra Santa Rita-AL, na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, Fluminense, pela 19ª rodada no Brasileirão, e Bahia, na 20ª rodada. A diretoria descartou pedir dispensa ou o adiamento dos compromissos.