Topo

James Rodríguez marca o primeiro, mas Real Madrid cede empate na Supercopa

Do UOL, em São Paulo

19/08/2014 19h55

O Real Madrid sofreu muito para superar a defesa do Atlético de Madri nesta terça-feira, no jogo de ida da Supercopa da Espanha, no Santiago Bernabéu. Chegou a abrir 1 a 0 com um gol de James Rodríguez aos 35 minutos da segunda etapa, mas cedeu o empate no finalzinho com Raúl García, após escanteio.

Cristiano Ronaldo teve atuação apagada e deixou o campo no intervalo, com dores na perna esquerda, dando lugar justamente a James Rodriguez. Toni Kroos, outra grande contratação para a temporada, foi titular.

O Atlético apostou na defesa forte e nos contra-ataques puxados por Koke, e por diversas vezes chegou a assustar o gol defendido por Casillas. Recém-convocado por Dunga pela seleção, Miranda teve ótima atuação. O jogo de volta será na sexta-feira, no Vicente Calderón.

As fases do jogo: Como era esperado, o Atlético entrou em campo se defendendo muito bem. Mesmo com um time recheado de estrelas, o Real Madrid teve muitas dificuldades para furar o bloqueio adversário, que abusou um pouco das jogadas violentas.

Apesar de o Real tentar controlar as ações do jogo, as melhores chances do primeiro tempo foram dos comandados de Simeone. Mandzukic arriscou um chute logo aos 13 minutos, e Casillas defendeu em dois tempos. Aos 33, Saul aproveitou bobeada de Sérgio Ramos e bateu, mas o goleiro merengue apareceu bem outra vez.

Na segunda etapa, mais do mesmo: Real no campo de ataque, mas escapando de sofrer um gol por pouco. Godin quase aproveitou escanteio: subiu bem de cabeça, mas fez falta em Sergio Ramos. Os madrilenhos tentaram, tentaram, mas não conseguiam balançar as redes. Frente a frente com o goleiro, em um rebote após cobrança de falta, Kroos desperdiçou uma chance inacreditável.

O gol do Real só veio a dez minutos do final, quando James Rodriguez aproveitou cruzamento e, dentro da área, tocou com categoria para as redes. A vitória parecia garantida, mas, ao 42, em cobrança de escanteio, Raúl Garcia balançou as redes e deixou tudo igual.

O melhor: James Rodriguez – O colombiano entrou no intervalo, substituindo ninguém menos do que Cristiano Ronaldo. O time melhorou, e o meia teve estrela para marcar o gol que por pouco não garantiu uma sofrida vitória contra a rocha defensiva armada por Simeone.

O piorCristiano Ronaldo – O astro português lembrou os momentos da Copa do Mundo. Pesado, incomodou pouco a defesa atleticana. Não criou praticamente nada, desperdiçou várias jogadas ofensivas e saiu no intervalo, com dores na perna esquerda. Ainda não está nas suas melhores condições.

A chave do jogo: Marcação do Atlético. Mesmo sofrendo pressão durante quase toda a partida, a equipe branca vermelha conseguiu se segurar e ainda assustou o adversário em alguns contra-ataques, arrancando o empate.

Toque dos técnicos: O Real tenta manter o estilo implementado por Ancelotti na temporada passada, com toque de bola preciso e um ataque fortíssimo. Falta entrosar as novas contratações – a pré-temporada já foi irregular, com derrota para a Fiorentina no último final de semana. Já Simeone continua implementando o estilo que o levou à final da Liga dos Campeões, com um time muito disciplinado, forte na marcação e perigoso quando recupera a bola.

Para lembrar:

Estilo del Cholo: O time do Atlético seguiu os preceitos impostos por Diego Simeone quando era jogador: marcação dura, constante e, algumas vezes, um pouco violenta.

Embalo argentino: A torcida do Real Madrid entoou sua própria versão do canto “Decíme que se siente”, marca dos torcedores da seleção argentina na Copa do Mundo de 2014.

Torcedor ilustre: Rafael Nadal estava no Bernabéu e deve ter ficado decepcionado com o empate sofrido por seu time no finalzinho.