Topo

Sonho dos cruzeirenses, seleção pode virar problema para o Cruzeiro

Everton Ribeiro e Ricardo Goulart vivem expectativa de defender a seleção brasileira - Eduardo Knapp/Folhapress
Everton Ribeiro e Ricardo Goulart vivem expectativa de defender a seleção brasileira Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

19/08/2014 06h00

Nesta terça-feira, o técnico Dunga anunciará a convocação da seleção brasileira para os amistosos contra Colômbia e Equador, nos dias 5 e 9 de setembro, nos Estados Unidos. Ao menos três jogadores do Cruzeiro estão bem cotados e vivem a expectativa de serem chamados, mas isso pode virar um problema para o clube mineiro.

Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, por exemplo, estão ansiosos pela primeira convocação na carreira. O primeiro foi eleito o craque do último Brasileirão, enquanto o camisa 28 é o artilheiro da atual edição da competição nacional e os dois atravessam ótimo momento.

Depois de alcançar quase todos os objetivos pelo Cruzeiro, só falta a Everton Ribeiro ser chamado para a seleção. Ele já teve a oportunidade de deixar uma boa impressão em Andrey Lopes, auxiliar técnico de Dunga, que viu o jogo contra o Criciúma.

Outro jogador que vive a mesma expectativa é o zagueiro Dedé, principalmente com a lesão de Thiago Silva. O jogador celeste chegou a ser elogiado por Dunga recentemente e não esconde a ansiedade por voltar a ser convocado.

“A gente espera, sim, ter chance de ir para a seleção, mas o mais importante foi o que aconteceu aqui. É pensar no Cruzeiro, fazer meu papel aqui, e Deus sabe o que faz, as coisas acontecem naturalmente e é assim que a gente tem que levar no futebol”, afirmou o zagueiro, após o triunfo sobre o Santos.

Os companheiros de clube também torcem pelo reconhecimento do bom momento do time. “Como estamos em primeiro, pelo que estamos jogando, acredito que possam ter jogadores que tenham oportunidade de jogar, de serem convocados pela primeira vez. Seria bom não só para os jogadores, mas também para o Cruzeiro”, disse Júlio Baptista, que já disputou até a Copa do Mundo de 2010.

No entanto, caso Dunga realmente convoque os três jogadores, o Cruzeiro poderá sofrer com os desfalques durante o Brasileirão. Isso porque, além do trio, Lucas Silva e Alisson também foram convocados para a seleção brasileira sub-21 e devem desfalcar o time celeste por três rodadas.

O clube ainda pode perder Samudio para a seleção paraguaia, e só não ficará sem Marcelo Moreno porque foi ágil conseguiu a liberação do atacante antes mesmo da convocação oficial. O próprio jogador ligou para o técnico pedindo dispensa.

Porém, no caso da seleção brasileira, a diretoria não cogita essa hipótese até para não prejudicar os atletas. Mas há uma ideia da diretoria de pedir até mesmo um adiamento dos jogos contra Fluminense e Bahia para não ser muito prejudicado em caso de muitos desfalques em virtude da seleção.

A situação gera divergências até mesmo entre os torcedores. O estudante de engenharia, Pedro Henrique, de 19 anos, torce pela convocação dos atletas. “Eu acho que seria justo a convocação dos três. Temos que deixar o egoísmo de lado, deixar os caras terem as chances deles que eles também merecem. Temos elenco para suprir eventuais ausências”, comentou.

Já outros, como o estudante de Direito Diego Oliveira, de 22 anos, coloca o time em primeiro lugar. “Vou torcer para não chamar ninguém. É bom que não desfalca o Cruzeiro e a gente continua na ponta do Brasileirão. Ano passado mesmo foi bom que não tivemos jogadores chamados”, ressaltou.

Além dos nomes mais badalados, ainda tem outros que correm por fora e podem ser lembrados, como o experiente goleiro Fábio, que é sempre muito pedido pelos torcedores. “O Fábio não sei por que não foi convocado, se tem alguma coisa extracampo, mas ele sempre mereceu”, destacou Pedro.