Topo

Apresentado no Barça, Suárez fala em depressão e tratamento após mordida

Do UOL, em São Paulo

19/08/2014 07h32

O atacante Luis Suárez finalmente foi apresentado como jogador do Barcelona nesta terça-feira (19). O uruguaio, que foi suspenso por quatro meses pela mordida no italiano Chiellini durante a Copa do Mundo, admitiu que tem trabalhado com psicólogos para se conter mais dentro de campo e mostrou-se conformado com a punição imposta pela Fifa e confirmada pela Corte Arbitral do Esporte (CAS).

“É um tema pessoal, mas tenho me tratado com os profissionais adequados. A punição é essa, tenho que aceita-la”, disse o atacante, que teve seu recurso negado pelo CAS na semana passada, mas ao menos foi liberado para treinar e participar de amistosos. "Tenho mais dois meses para me preparar e espero estar à disposição do treinador para a partida contra o Real Madrid".

"Prefiro não voltar atrás. Tiveram alguns dias em que fiquei deprimido e não tinha vontade de fazer nada. Até que estivesse tranquilo com minha mulher e minhas filhas, não podia pedir perdão a todos. Refleti e sabia que tinha que aceitar a realidade, pedir desculpas ao jogador e à minha seleção. Tento não lembrar e pensar sobre isso", completou o atacante.

"Prefiero no volver atrás. Tuve días en los que estuve muy deprimido y no tenía ganas de hacer nada. Hasta que no estuve tranquilo con mi mujer y mis hijas no pude pedir perdón a todos. Reflexioné y sabía que tenía que aceptar la realidad, pedir perdón al jugador y a mi selección. Trato de no recordarlo más y pensar en el presente. Pasado pisado".

Suárez teve sua primeira experiência como jogador do Barcelona na última segunda, quando disputou os minutos finais da goleada sobre o León por 6 a 0 pelo troféu Joan Gamper. Também participou da apresentação oficial do elenco aos torcedores, minutos antes da partida.

“Realizo um sonho que tenho há anos que é jogar no Barcelona. Nunca pensei que chegaria este momento”, disse Suárez. “As sensações são espetaculares, muito emocionantes. Foi uma grande sensação jogar no Camp Nou”.

O uruguaio também mostrou-se empolgado em formar um trio ofensivo ao lado de Neymar e Messi. “Eles são incríveis, admiráveis. Se entendem muito bem e todos sabemos que podemos contribuir com o Barça”.

O Barcelona confirmou durante a apresentação desta terça os valores da contratação de Suárez. O clube catalão desembolsou 80 milhões de euros (cerca de R$ 240 milhões) para contratar o atacante junto ao Liverpool.