Topo

Ministério Público espera B.O. para punição inédita a torcidas organizadas

Torcidas entram em confronto antes de Santos x Corinthians
1 | 2

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

21/08/2014 18h17

O Ministério Público do Estado de São Paulo anunciou em coletiva nesta quinta-feira que espera o envio dos boletins de ocorrência por parte da Polícia Militar para decidir quais medidas serão tomadas contra torcidas organizadas envolvidas em briga entre torcedores de Corinthians e Palmeiras, no último domingo, e de Santos e Corinthians, também neste mês de agosto.

São três as punições possíveis para as organizadas, partindo de acordo assinado com as mesmas em 2011: multa de R$ 30 mil, suspensão e dissolução. Normalmente, duas dessas punições são pedidas.

"Entramos em contato com a FPF (Federação Paulista de Futebol), que vai tomar as medidas administrativas contra os torcedores. Eles também encaminharão à promotoria uma cópia do B.O. lavrado pela PM. A partir disso, vamos investigar a responsabilidade civil das torcidas organizadas e podemos tomar medidas cabíveis”, declarou Rodrigo SeniseLisboa, promotor do Ministério Público. Já há investigação criminal sendo realizada.

As punições impostas, caso cumpridas, serão inéditas: nunca uma torcida organizada acatou as decisões do MP. Foram três ocasiões, duas com a Gaviões da fiel, do Corinthians, e uma com a Independente, do São Paulo.

No caso da Gaviões, em uma ocasião foi pedido multa e suspensão, e em outro multa e dissolução. Uma tentativa de penhora de bens foi feita, mas nada foi encontrado pelo fiscal na sede da torcida.

Já a Independente recebeu multa e suspensão, também jamais cumpridas.