Topo

Polícia pede prisão de vereador após morte de torcedor do Palmeiras

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo *

21/08/2014 10h24

* Nota atualizada às 13h01

A morte de Gilberto Torres Pereira, 31, deverá complicar a situação do vereador Raimundo Faustino (PT), investigado por participação na briga que vitimou o torcedor do Palmeiras, em estação de trem em Franco da Rocha. A prisão preventiva do vereador foi pedida pela delegada que investiga o caso, Rafaela Aceto, e aguarda decretação da Justiça. Ao UOL Esporte, os investigadores do DP de Franco da Rocha informaram que o vereador deverá receber ordem de prisão nesta quinta-feira à tarde. 

Ao ser informada da morte do torcedor, a Polícia Civil encaminhou comunicado ao Fórum reformulando a denúncia contra o vereador, alterando os artigos que o incriminavam (rixa qualificada e lesão corporal), para homicídio doloso (com intenção de matar), que estabelece reclusão de seis a 20 anos.

Vereador em Francisco Morato, Raimundo Faustino é conhecido como Capá e integra a Gaviões da Fiel, uniformizada do Corinthians.

Faustino  prestou depoimento na segunda-feira à tarde, deixando a delegacia de Franco da Rocha horas depois. Não houve flagrante no momento da briga. Mas imagens de TV reforçaram a investigação policial contra o vereador. Seis torcedores foram detidos (dois corintianos e quatro palmeirenses) e encaminhados ao presídio de Franco da Rocha. 

A defesa de Faustino negou envolvimento na pancadaria ocorrida no domingo, antes do clássico Palmeiras x São Paulo, no Pacaembu.

A briga começou após encontro entre torcedores da Gaviões da Fiel, que voltavam de um evento, e palmeirenses, que se dirigiam ao Pacaembu para o clássico contra o São Paulo.  

Integrante da Mancha Alviverde, Pereira foi espancado com pedaços de madeira em confronto com torcedores do Corinthians, sofrendo traumatismo craniano. Ele teve morte encefálica confirmada às 22h de quarta-feira.