Topo

Com 3ª lesão no Barcelona, Neymar já tem ano mais problemático da carreira

Do UOL, em São Paulo

22/08/2014 09h22

Na última segunda-feira Neymar anotou dois gols em partida amistosa e encheu a torcida do Barcelona de esperança a respeito da largada de temporada. No entanto, com a lesão sofrida nesta sexta, a terceira em 2014 somente na Espanha, o craque brasileiro tem consolidado o ano mais problemático da carreira, que também registra a fratura na vértebra durante a Copa do Mundo.

Ainda carregando as sensações do drama no Mundial, a estrela brasileira começa a temporada europeia com uma incógnita a respeito de seu estado físico. Se nos anos de Santos Neymar raramente esteve alijado da ação, seu desafio pontual na Espanha é conseguir uma regularidade de aparições em campo.

Nesta sexta-feira a comissão médica do Barcelona informou que Neymar sofreu uma lesão de grau 1 no tornozelo esquerdo. Desta forma, o atacante brasileiro é dúvida para a estreia do time no Campeonato Espanhol, no domingo, em casa contra o Elche. Neste ano, a estrela já desfalcou sua equipe em 13 oportunidades.     

O ano de 2013 começou desastrado para o brasileiro. Logo em janeiro Neymar deixou o campo carregado em partida contra o Getafe pela Copa do Rei. Na oportunidade, o atacante sofreu lesão no outro tornozelo, o direito, e desfalcou o Barcelona por oito partidas.

Em abril, Neymar sofreu um edema no quarto metatarso do pé esquerdo, durante a final da Copa do Rei contra o Real. A expectativa era de que o brasileiro não atuasse mais na temporada. Mas, depois de ficar afastado por cinco partidas, o atacante voltou a campo na última rodada do Espanhol, contra o Atlético de Madri.

Na Copa do Mundo veio o incidente mais grave, mas de outra natureza. Atingido pelas costas pelo colombiano Zuñiga, Neymar sofreu uma fratura na vertebra e desfalcou a seleção nos últimos dois compromissos no torneio. No entanto, o atacante conseguiu uma recuperação mais rápida do que o previsto, a tempo de trabalhar na pré-temporada do Barcelona.

Inicialmente Neymar estava escalado para conceder entrevista coletiva nesta sexta-feira. Mas, com a nova lesão, o brasileiro foi substituído por Xavi. O veterano expressou sua preocupação em relação ao estado do companheiro.

"Vamos a ver como está Neymar. É um jugador importantíssimo para o grupo. Não ter Neymar é uma desvantagem para a equipe", comentou o meio-campo espanhol.

Neymar participou normalmente da atividade desta sexta, mas deixou o treino reclamando de um desconforto. O brasileiro foi avaliado pela equipe médica do Barcelona, que confirmou a lesão. O clube não indicou ainda por quanto tempo o atacante ficará fora da equipe.