Topo

Santos negocia segundo lateral com italianos e aguarda pagamento atrasado

Emerson Palmieri e Bruno Peres jogarão no Palermo e Torino, respectivamente - Assessoria de Comunicação/Santos FC
Emerson Palmieri e Bruno Peres jogarão no Palermo e Torino, respectivamente Imagem: Assessoria de Comunicação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

22/08/2014 06h00

A diretoria do Santos negociou o segundo lateral com o futebol italiano nesta temporada. Após venderem o ala direito Bruno Peres em definitivo ao Torino, os dirigentes santistas emprestaram o jovem Emerson Palmieri ao Palermo por um ano. No caso de Peres, o clube paulista negociou o jogador por 2 milhões de euros (R$ 6 milhões) em julho, mas ainda não recebeu um centavo pela negociação.

O acordo entre Santos e Torino prevê o pagamento em três parcelas. O clube italiano excedeu a cota de estrangeiros e não pode regularizar Bruno Peres, mas tenta resolver a situação até o próximo dia 31. Mesmo que não possa utilizar o lateral, o Torino não pretende devolver o atleta e irá repassá-lo por empréstimo a outro clube.

Já a diretoria santista aguarda o pagamento da primeira parcela no final deste mês.

O caso de Emerson Palmieri é mais simples. O Santos negociou o atleta por empréstimo com o Palermo. Caso os italianos pretendam comprar o jogador terão que desembolsar 1,7 milhões de euros (cerca de R$ 5 milhões) por 50% dos direitos econômicos. O Comitê Gestor não aceitou fixar 100% da prioridade de compra, pois acredita que pode lucrar em uma possível transação do jogador.

Emerson Palmieri viajou nesta quinta-feira para realizar exames médicos em seu novo clube. A carreira do lateral é gerenciada pela empresa "Elenko Sports", capitaneada pelo empresário Fernando Garcia. O grupo também administra a carreira de outro lateral santista, Cicinho, além de Uendel e Cleber, do Corinthians, Marlone, do Cruzeiro, entre outros.

Palmieri iniciou a carreira no futsal do Santos e foi deslocado para o campo na categoria sub 15. Apesar de ser promovido ao elenco profissional em 2012, o lateral se destacou mesmo na campanha do segundo título santista na Copa São Paulo de Futebol Júnior, conquistado no ano passado sob o comando do técnico Claudinei Oliveira.

Com a promoção de Claudinei para o elenco profissional na temporada passada, Emerson começou a ganhar mais oportunidades e se tornou o principal substituto do veterano Léo, hoje aposentado. No entanto, a revelação santista perdeu espaço com a chegada do chileno Mena e recentemente era a terceira opção da lateral esquerda, já que o destro Zé Carlos virou o substituto imediato de Mena.