Topo

Gallo diz querer uma seleção competitiva e 'convoca' Neymar para Olimpíada

Gallo comandará o projeto olímpico da seleção brasileira em 2016 - MARWAN NAAMANI / AFP
Gallo comandará o projeto olímpico da seleção brasileira em 2016 Imagem: MARWAN NAAMANI / AFP

Do UOL, em São Paulo

25/08/2014 22h15

O técnico Alexandre Gallo, que cuida das categorias de base da seleção brasileira, quer Neymar junto com o grupo que disputará a Olimpíada no Brasil. Em participação no programa "Bem, Amigos", do SporTV, ele falou sobre a intenção de levar o atacante do Barcelona e a importância de ter um time competitivo e não um que dê espetáculo.

“Hoje, temos de ser competitivos, diria sem medo de errar, montando uma equipe para ser competitiva. Ainda temos a condição das Olimpíadas de levar um grande craque que é o Neymar, como Portugal levaria Cristiano Ronaldo, e Argentina levaria o Messi, que é um extra classe, cara acima da média. Estamos trabalhando para ser equipe muito forte, porém temos jogadores que são quase craques, precisam chegar a um estágio maior como profissionais”, disse Gallo.

O responsável pelas categorias ainda disse que o Brasil segue à frente de seus rivais, mas não como antigamente quando tinha cinco passos de vantagem para os adversários, e que para manter isso precisa de um jogo mais coletivo.

“Se o coletivo for forte, a individualidade dos nossos atletas sempre pode estar um passo à frente dos adversários, desde que se comprometa, seja cúmplice com o trabalho, ele tenha participação tática efetiva nos 90 minutos, iniciar marcação na frente, todo mundo participar, trabalhar em conjunto, não tem como formatar diferente”, falou.

“Há 15 anos, a gente estava cinco passos à frente, hoje acho que estamos a um. Pelo trabalho que os adversários têm, eles encostaram na gente. Vamos ter de trabalhar muito mais, pois precisamos manter um passo à frente com muito trabalho dentro das quatro linhas, com muito comprometimento”, complementou.

Diferentemente do que aconteceu nos últimos Jogos Olímpicos, o Brasil não terá o treinador da equipe principal nas Olimpíadas de 2016. Quando Dunga foi anunciado como técnico, a CBF já definiu Gallo como responsável pelo projeto olímpico.

Para os Jogos Olímpicos, a seleção conta apenas com jogadores com menos de 23 anos. No entanto, o treinador tem a opção de levar três atletas que estão acima desta faixa etária.