Topo

Bom Senso FC se reúne com Globo, apresenta calendário e sai sem conclusões

Membros do Bom Senso FC apresentam plano para o fair play financeiro no futebol brasileiro - Guilherme Costa/UOL
Membros do Bom Senso FC apresentam plano para o fair play financeiro no futebol brasileiro Imagem: Guilherme Costa/UOL

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

26/08/2014 20h48

A Globo solicitou ao Bom Senso FC uma reunião nesta terça-feira (26), na sede da emissora em São Paulo. No entanto, o encontro não serviu para apresentar nenhuma ação concreta. O grupo de atletas mostrou reclamações e propostas para temas como calendário e fair play financeiro, mas isso não deu origem a nenhuma proposta.

“Eu chamaria de brainstorm se saíssemos com uma agenda ou um plano de ação, mas a ideia era mais uma conversa, mesmo”, disse Ricardo Borges Martins, diretor-executivo do Bom Senso FC.

Criado no fim de 2013, o grupo de jogadores de futebol tem demandas baseadas em dois pilares: calendário e adoção de práticas de fair play financeiro. A segunda seara, impulsionada pela discussão sobre a LRFE (lei de responsabilidade fiscal do esporte), foi a que mais avançou.

“Nós já tivemos outras reuniões com a Globo. Talvez um fator diferente hoje [terça-feira] tenha sido a presença de mais pessoas. Além disso, houve um aprofundamento nas discussões do nosso modelo de fair play financeiro. Foi a primeira vez em que nós conseguimos falar com tantos detalhes a eles sobre nossa proposta de emenda à LRFE”, relatou Borges Martins.

Inicialmente, o Bom Senso FC era contrário à aprovação da LRFE, que propõe um plano de refinanciamento de dívidas fiscais dos clubes. Depois, contudo, houve um acordo entre o grupo de atletas e Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba e representante das equipes.

No acordo, Vilson concordou com mudanças no texto da lei – adoção da taxa Selic e redução do prazo de pagamento para 20 anos, por exemplo. O dirigente também admitiu a criação de um ente fiscalizador independente – mas bancado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) – para controlar os pagamentos.

O Bom Senso FC apresentou todo esse histórico à Globo, que concordou com o novo modelo. “Houve um entendimento por parte deles, e uma preocupação sobre a possibilidade de os clubes atenderem o que estava ali”, disse o diretor-executivo do grupo de jogadores.

Os representantes do Bom Senso FC também falaram nesta terça-feira sobre temas como calendário e a atual fase do futebol brasileiro. Quando o encontro abordou esses assuntos, ficou claro o quanto a Globo queria mais ouvir do que criar algo a partir das reclamações.

“A estratégia da Globo não está clara. Eles não colocaram objetivo. Eles podem ter objetivo de ouvir, mas imagino que tenham também uma agenda e não façam simplesmente para levantar uma conversa”, ponderou Borges Martins.

A crítica do Bom Senso FC, por exemplo, é que o calendário atual é diretamente responsável pelo baixo nível de futebol praticado no Brasil. A Globo discordou disso, segundo o representante dos atletas, mas não se preocupou com o fim dessa divergência.

“A gente não chegou a entrar em detalhes técnicos, embora eles mesmos tenham falado que a questão técnica tenha muito a ver com os treinadores brasileiros. O que a gente tem falado é que a questão técnica no Brasil é resultado do calendário. É a falta de tempo de treinamento, de entrosamento”, finalizou o executivo.