Topo

Dudu pede para permanecer no Grêmio. Mas não depende dele

Dudu quer, mas encontra dificuldades para permanecer no Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio Divulgação
Dudu quer, mas encontra dificuldades para permanecer no Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/08/2014 15h00

Dudu retomou a boa fase com a chegada de Luiz Felipe Scolari ao Grêmio. O jogador voltou a ser titular e dar boas assistências. Porém, o que não mudou foi seu curto período de contrato. Ele até conversou com a direção e pediu para ficar, mas não depende só dele ou mesmo dos diretores.

"Tenho na minha cabeça que quero ficar no Grêmio por mais tempo. Já falei com a direção. Sabem do meu interesse. Estou com a cabeça no Santos [próximo adversário] e em ajudar o Grêmio", disse o jogador.

Mas são muitos os entraves para uma sequência no clube gaúcho. Emprestado até o fim do ano com direitos estipulados em 6 milhões de euros pertencentes ao Dínamo de Kiev, Dudu é considerado caro para ser comprado. Mesmo jovem, com 23 anos e com potencial de revenda.

E não bastaria obter verba para uma eventual aquisição de direitos. Como o Grêmio passa por um processo eleitoral, o fechamento do negócio dependeria da gestão a assumir o clube. Uma eventual vitória da oposição na eleição de outubro poderia travar as negociações até uma nova avaliação.

Além disso, a difícil negociação com clubes ucranianos também antecipa dificuldades. Nunca é fácil negociar com equipes deste país, que são tradicionalmente complicadas para conversar principalmente sobre saídas de jogadores.

Caso Dudu não permaneça em 2015, Fernandinho é reposição natural no elenco. O atacante vindo do Al-Jazira assinou por três anos. E Everton é aposta para o futuro. Com 18 anos, o jovem é considerado promissor.