Topo

Estratégia de Levir tira espaço da base e 'novo Bernard' fica distante

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

26/08/2014 06h00

O Atlético-MG subiu ao time profissional de 2014 jogadores de destaque da base, como o volante Eduardo, que é observado de perto pelo Barcelona, o atacante Carlos, destaque da última Copa São Paulo. Porém, com contratações e um elenco grande, os jovens jogadores encontram dificuldades para se firmarem e distanciam o desejo do clube em achar um ‘novo Bernard’. O jovem atacante, que disputou a Copa do Mundo, foi negociado há um ano ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

Oficialmente, o elenco atleticano conta com cinco jogadores que subiram das categorias de base em 2014. O goleiro Uilson, o lateral direito Alex Silva, o zagueiro Gabriel, volante Eduardo e o atacante Carlos. Porém, destes, no momento, apenas o lateral está integrado ao grupo e participando com mais efetividade ao dia a dia e jogos.

Alex Silva tem atuado como titular em função da contusão de Marcos Rocha, mas não tem agradado aos torcedores atleticanos. Na apertada vitória sobre o Internacional, por 1 a 0, na noite do último sábado, o jogador foi intensamente vaiado por grande parte da torcida presente ao Estádio Independência.

Os outros quatro atletas promovidos regressaram ao time júnior para a disputa da Taça BH, que vem acontecendo neste mês. O técnico Levir Culpi considerou que o torneio seria importante para dar ritmo de jogo aos jovens atletas e mais uma chance de observá-los em campo.

O treinador atleticano garante que vem observando os atletas, mas dá prioridade a competição da categoria. “O Eduardo gostaria de vê-lo conosco, mas vai servir a base, é bom para ele também, pois vai ganhar condição de jogo. Mas eu gosto de dar chance para a categoria de base”, observou.

Porém, mesmo antes do torneio da base, os atletas vinham perdendo espaço com Levir Culpi. Eduardo foi quem mais atuou, chegou a ser titular diante do Bahia, no Independência, pelo Brasileiro, mas não agradou tanto. Mesmo sendo elogiado pelo treinador e observado de perto pelo Barcelona, o jovem volante perderá mais espaço com a contratação de Rafael Carioca.

Com a chegada do reforço, que vem sendo titular, o Atlético passa a ter seis volantes em seu elenco. Além de Rafael Carioca, o grupo conta com Pierre, Leandro Donizete e Josué, titulares desde 2013, Claudinei, Fillipe Soutto, que pouco são aproveitados e Eduardo, que se destacou no Torneio Cotif, na Espanha, vencido pela seleção brasileira sub-20, comandada por Alexandre Gallo.

Uilson ganhou o posto de terceiro goleiro com a saída de Lee, que se transferiu durante a Copa do Mundo para o futebol de Portugal. O zagueiro Gabriel também perderá espaço. O jogador, que ficou no banco de reservas diante do Flamengo, vê a concorrência aumentar com a contratação de Tiago e terá de brigar por alguma oportunidade também com Leonardo Silva, Edcarlos, Jemerson e Emerson.

Carlos é o principal exemplo de atleta que vem perdendo prestígio. O jogador chegou a atuar nos primeiros jogos com Levir Culpi no Brasileirão, antes da Copa do Mundo. Porém, não vê espaço no elenco em sua função, que conta com Jô e André, mesmo que ambos vivam fase ruim. O atleta pouco tem participado dos treinos, muitas vezes trabalhando em separado na Cidade do Galo e não tem recebido mais oportunidades de jogar.

Na base, o atacante segue se destacando, na Taça BH, marcou cinco gols no torneio e tem se destacado novamente. A torcida vem esperando mais oportunidades para o atleta, que é considerado o novo Bernard, pelo destaque que teve na Copa São Paulo Júnior. Carlos já é agenciado por Giuliano Bertolucci e visto com o grande futuro do futebol brasileiro.

No elenco principal, dois jogadores jovens ganham mais oportunidades com o treinador. Jemerson se tornou titular com a lesão de Réver e vem agradando. O atleta passou a ser a grande aposta de Levir Culpi. No ataque, já não tão jovem, Marion, que foi revelado pelo clube, mas rodou bastante em 2013, voltando de empréstimo este ano, recupera aos poucos seu espaço no banco de reservas e vem sendo utilizado novamente no decorrer dos jogos pelo treinador, como aconteceu diante do Internacional.

“Assisti ao jogo do Coritiba, que o Carlos fez o gol, assisti ao jogo do Eduardo na seleção. Eu gosto de assistir aos jogos. Eu tenho sorte de aproveitar os jogadores que estão subindo. Eu gosto de trabalhar com a categoria de base, pois eu subi assim. Eles podem ser a solução para o time. Agora temos o Jemerson e Eduardo”, comentou Levir Culpi.