Topo

Polícia Civil prende vereador suspeito de participar de briga de torcidas

Com o rosto coberto com um capuz, o vereador Raimundo César Faustino (PT) deixa a delegacia - Eduardo Ohata/Folhapress
Com o rosto coberto com um capuz, o vereador Raimundo César Faustino (PT) deixa a delegacia Imagem: Eduardo Ohata/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

26/08/2014 16h50

A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira (26), na Grande São Paulo, o vereador Raimundo Cesar Faustino (PT), de Francisco Morato. Conhecido como Capá, ele é acusado de agredir um torcedor do Palmeiras em conflito no dia 17 de agosto, em estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) de Franco da Rocha.

A briga entre torcedores de Corinthians e Palmeiras culminou com a morte do professor Gilberto Torres Pereira, 30, que era integrante da organizada Mancha Alviverde. Capá é um dos suspeitos de participar da agressão ao docente, e a Delegacia Seccional de Franco da Rocha pediu prisão preventiva dele.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Capá agrediu Torres Pereira com um galho de árvore. Outros quatro torcedores (dois corintianos e dois palmeirenses) estão presos por causa do incidente.

Na segunda-feira (18), Capá, que é integrante da torcida Gaviões da Fiel, já havia se apresentado à Justiça. No depoimento, o vereador admitiu ter agredido a vítima, mas negou ter usado qualquer tipo de madeira. Os advogados dele negaram envolvimento do político com a briga.

Àquela altura, Torres Pereira ainda estava internado. Os médicos suspenderam sedativos na terça-feira (19), e a morte cerebral foi confirmada no dia seguinte.

O PT, partido ao qual Capá é filiado, ainda estuda o que fazer sobre o caso. A legenda montou uma comissão para avaliar a conduta do vereador no caso, e existe até a possibilidade de ele ser expulso. Em nota, o partido disse que repudia qualquer ato de violência.