Topo

Para Ramires, o Brasil jogou igual às outras seleções da Copa

Ramires fica caído na partida entre Brasil e Holanda, no Mané Garrincha - AFP PHOTO / DAMIEN MEYER
Ramires fica caído na partida entre Brasil e Holanda, no Mané Garrincha Imagem: AFP PHOTO / DAMIEN MEYER

Adriano Wilkson e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

27/08/2014 06h00

Reserva na seleção brasileira que fracassou na Copa do Mundo, o volante Ramires acredita que não houve nenhuma novidade no futebol apresentado no torneio e que o time de Felipão fez a mesma coisa que as demais equipes mostraram. Seu diagnóstico foi dado em entrevista ao UOL Esporte, na qual o atleta disse que não há uma crise técnica no futebol brasileiro.

“As equipes que jogaram a Copa do Mundo tinham estilo de jogo bem parecidos, baseado na forte marcação e contra ataque rápidos. Não vi nada que as outras seleções mostraram que também não tenhamos feito”, afirmou o jogador, de 27 anos, que tem dois Mundiais no currículo. Ele também está presente na lista de convocados do técnico Dunga para os próximos amistoso da seleção.

Ramires entrou no segundo tempo da goleada para a Alemanha, no Mineirão, quando o jogo já estava 5 a 0. “É normal vangloriarem trabalhos realizados com sucesso fora do país, principalmente após uma derrota, mas não concordo que vivemos uma crise técnica. Temos jogadores brasileiros atuando nos melhores times do mundo. Se estivéssemos tão mal assim, isso não aconteceria”, disse Ramires.

Antes de chegar ao Chelsea, onde tem sido usado por José Mourinho ora como titular ora como uma opção para o segundo tempo, o volante atuou pelo Cruzeiro e pelo Benfica, de Lisboa. Sua carreira consolidada no futebol europeu o faz acreditar que ele não ficará marcado pela goleada para a Alemanha. “Jamais esqueceremos o que aconteceu, mas a carreira de todos que estavam na seleção não se resume à Copa no Brasil. Todos os jogadores têm uma história e isso ninguém pode apagar ou ignorar”, afirmou.

Ramires teve seu nome ligado a possível transferência neste período de transações na Europa. Volante considerado moderno, daqueles que defendem e apoiam o ataque, Ramires teve boas apresentações no Chelsea, despertando interesse de outras equipes.

“Não tenho nada para reclamar da minha relação com o Mourinho”, afirmou ele. “É uma pessoa que leva com seriedade o seu trabalho e eu penso e ajo da mesma forma. Nunca chegou para mim e falou o que achava do meu futebol diretamente, mas acredito que eu tenha a confiança dele pelas oportunidades que ele vem me dando desde que chegou ao Chelsea.”