Topo

Flu soma frustrações em busca por atacante e expõe fraqueza financeira

Fluminense tentou retorno de Magno Alves, mas não conseguiu tirá-lo do Ceará - Folha Imagem/Arquivo
Fluminense tentou retorno de Magno Alves, mas não conseguiu tirá-lo do Ceará Imagem: Folha Imagem/Arquivo

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/08/2014 06h04

O fôlego financeiro exibido pela patrocinadora Unimed está longe de ser a realidade do Fluminense. É essa demonstração que é dada pela diretoria, atrás de atacante de velocidade desde maio. O clube das Laranjeiras sofre para fechar com um nome capaz de atender ao pedido de Cristóvão Borges. Sem ajuda da empresa de plano de saúde para ganhar fôlego no mercado, a cúpula tricolor se atrapalha com as altas multas contratuais e os pedidos salariais e soma frustrações.

A última tentativa do Fluminense teve Magno Alves como alvo. O veterano de 38 anos atua pelo Ceará, que fez jogo duro e não aceitou liberar o atleta – destaque na Série B – sem compensação financeira. O R$ 1,5 milhão exigido pelo clube nordestino tirou o Tricolor do negócio.

A proposta enviada a Magno Alves através do vice-presidente de futebol Mario Bittencourt contemplava apenas pagamento de salários. A negociação para a rescisão contratual com o Ceará esteve a cargo do jogador e seu estafe. Sem força financeira – da Unimed – para aumentar a pressão sobre o Ceará, o Tricolor viu a negociação esfriar pouco a pouco.

“Não é  que a proposta não foi aceitável. Deixamos claro sempre que não pagaríamos a multa. A informação que o procurador nos passou foi que o atleta resolveria essa questão. O Fluminense poderia, tranquilamente, fazer uma opção em trazer o atleta em 2015 e nunca acenou com a possibilidade de pagar absolutamente nada”, declarou Bittencourt em entrevista à rádio Brasil.

A patrocinadora se mantém alheia às movimentações do Fluminense no mercado. Até mesmo nas conversas com Wellington Nem – um nome de mais impacto –, o presidente Celso Barros esteve distante. Preferiu não se envolver na negociação do clube com os ucranianos do Shakhtar Donetsk por um empréstimo do ex-tricolor. O negócio também teve final infeliz.

O Fluminense tentava um acordo com Nem desde maio, mas o Shakhtar nunca deu sinal de que poderia liberar o atacante. Sem verba para convencer os europeus, o Tricolor desistiu da tentativa na metade do mês de agosto.

Ainda que mantenha os problemas financeiros sob controle, o Fluminense encontra dificuldades para pagar premiações. Os "bichos", responsabilidade do clube e da Unimed, não são pagos. Tal fato já gerou descontentamento no elenco.

Se as tratativas por atacantes seguem emperradas, pelo menos um reforço para o setor defensivo está próximo. O zagueiro Neto, do Santos, realiza bateria de exames e finaliza detalhes para se unir ao elenco do Fluminense. O modesto reforço é uma resposta à lesão de Gum, que não deve voltar a ficar disponível para ser escalado em 2014.