Topo

Robinho critica centroavantes do Brasil e se candidata a artilheiro

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

27/08/2014 16h00

O atacante Robinho fez uma análise crítica aos centroavantes do futebol brasileiro. Para o ídolo santista, os camisas 9 precisam se movimentar mais em campo e, inclusive, copiar o estilo de jogo dos atacantes na Europa. O camisa 7 lembrou que os europeus atuam com um “falso 9”, o que dificulta a marcação dos zagueiros.

"Com relação aos centroavantes (no Brasil), o que falta é se movimentar mais. Hoje em dia o que fica sem se movimentar no ataque tem dificuldades de fazer gols. Os clubes europeus jogam mais com o falso 9, o atacante se movimenta e dificulta mais para os zagueiros. Esse é o grande segredo, o atacante, mesmo sendo um camisa 9, não pode ficar parado", afirmou Robinho.

O camisa 7 do Santos, que sempre exalta seu estilo driblador, ressalta que nunca foi artilheiro em sua carreira, no entanto, se colocou a disposição para assumir o papel de artilheiro do time.

“Atacante vive de gols, sempre entro para isso, nunca foi goleador, o camisa 9, sempre fui mais driblador, mas se a oportunidade surgir vou colocar para dentro, qualidade para isso nós temos”, disse.

A crítica de Robinho aos centroavantes do Brasil serve indiretamente ao seu companheiro de equipe, Leandro Damião. Isso porque o camisa 9 do Santos se movimenta pouco em campo e já encarou três jejuns de gols desde que foi contratado pelo clube paulista.

Damião, inclusive, foi barrado pelo técnico Oswaldo de Oliveira e ficará como opção no banco de reservas no duelo contra o Grêmio nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), na Arena Grêmio, em Porto Alegre, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Robinho está recuperado de um estiramento muscular na coxa direita, sofrido na vitória do Santos diante do Atlético-PR por 2 a 0 na semana passada, e volta ao time justamente na vaga de Damião. O ídolo santista desfalcou a equipe na derrota contra o São Paulo por 2 a 1 no último domingo, no Morumbi.

“São duas competições importantes, não se pode priorizar nada. Temos condições boas no Brasileiro e na Copa do Brasil. Estamos pecando nos detalhes no Brasileiro, e a Copa do Brasil é o caminho mais curto para a Libertadores”, avaliou Robinho.

O Santos enfrenta o Grêmio com a seguinte formação: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Robinho e Gabriel Barbosa.