Topo

Arbitragem vira protagonista no Corinthians. Para Mano, há "algo diferente"

Do UOL, em São Paulo

28/08/2014 11h43

Os motivos foram diferentes, mas os últimos oito jogos do Corinthians tiveram um protagonista comum. Em sequência marcada pela irregularidade, o time dirigido por Mano Menezes transformou a arbitragem em protagonista e insinuou até a existência de uma conspiração.

Foi assim na última quarta-feira (27), depois de o Corinthians ter perdido por 1 a 0 para o Bragantino em jogo válido pela Copa do Brasil. Mano Menezes viu falta no goleiro Cássio no lance que originou o gol da equipe do interior e reclamou também da expulsão do lateral direito Ferrugem, que interrompeu um contragolpe no segundo tempo.

“Alguma coisa está diferente. A gente sabe quando as coisas são para os dois lados ou só para um. Alguma coisa está diferente nesse aspecto. Precisei acalmar os jogadores depois da partida”, disse Mano em entrevista coletiva concedida na Arena Pantanal, em Cuiabá, estádio que recebeu o duelo de quarta-feira.

A derrota do Corinthians para o Bragantino teve outro lance polêmico envolvendo a arbitragem. No segundo tempo, o atacante peruano Paolo Guerrero trombou com o juiz Leonardo Bizzio, que caiu no gramado. Imagens da TV mostraram Mano batendo palmas depois do episódio, mas o técnico se irritou ao ser questionado sobre isso. “De maneira nenhuma eu aplaudiria esse lance! Essa sua colocação é irresponsável”.

Bizzio ignorou a trombada com Guerrero na súmula do jogo. O relatório fala apenas das exclusões de Ferrugem (carrinho lateral com força excessiva) e de um membro da comissão técnica do Corinthians (ofensas proferidas ao árbitro). Ainda assim, Mano reclamou de forma contundente: “Quando a maioria das pessoas enxerga as coisas de uma maneira, algum fundo de razão deve ter. É preciso vencer o que tem de fundo de verdade”.

As declarações do técnico após o revés de quarta-feira não são fatos isolados. Nos últimos oito jogos, o Corinthians encontrou motivos diferentes para insinuar que está sendo perseguidos por fatores externos. Veja a lista de incidentes e opine: afinal, existe uma conspiração?