Topo

C. Ronaldo supera destaques da Copa e é eleito melhor jogador da Europa

Do UOL, em São Paulo

28/08/2014 14h03

O desempenho apagado na Copa do Mundo não tirou o prestígio de Cristiano Ronaldo. Mesmo concorrendo contra dois destaques do Mundial de 2014, o astro português venceu o prêmio da Uefa e foi eleito o melhor jogador da Europa na última temporada, superando o goleiro alemão Manuel Neuer e o atacante holandês Arjen Robben em cerimônia realizada nesta quinta-feira (28), em Mônaco.

"Estou muito, muito feliz. Quero agradecer minha família, amigos, todos que trabalham comigo, meus companheiros de Real Madrid, porque sem eles os títulos individuais não seriam possíveis. Este vai ficar no meu museu. Vai direto para lá", disse o português.

Esta é a primeira vez que Cristiano Ronaldo vence o prêmio, criado pela Uefa em 2011. Lionel Messi, Andrés Iniesta e Franck Ribéry foram os ganhadores das edições anteriores. O astro argentino, aliás, não esteve entre os finalistas pela primeira vez.

O prêmio da Uefa tem seu vencedor definido em uma votação entre jornalistas especializados do continente europeu. A escolha é feita através de voto eletrônico, que ocorre durante a própria cerimônia de premiação.

Com problemas físicos, Cristiano Ronaldo decepcionou na Copa do Mundo e acabou eliminado com Portugal ainda na primeira fase. Em compensação, foi o destaque do Real Madrid na conquista da Liga dos Campeões, na qual marcou 17 gols em 11 jogos - recorde de gols em uma mesma edição.

Ronaldo já havia vencido a eleição de melhor jogador do mundo, feita pela Fifa, no início do ano. Se não brilhou na Copa do Mundo, antes o atacante havia sido o responsável por levar seu país ao Mundial do Brasil, com grande atuação na repescagem europeia contra a Suécia.

Neuer ficou entre os finalistas após ser eleito o melhor goleiro da Copa do Mundo, na qual sagrou-se campeão com a Alemanha. Ainda fez boa campanha com o Bayern de Munique, que caiu nas semifinais da Liga dos Campeões e levou o título alemão. Companheiro de clube do camisa 1, Robben foi o destaque da Holanda, terceira colocada no Mundial-2014.