Topo

Flu se espelha no Palmeiras e busca reconhecimento de título Mundial

O Fluminense busca reconhecimento do título conquistado em 1952, no Maracanã - Reprodução/Site Oficial do Fluminense
O Fluminense busca reconhecimento do título conquistado em 1952, no Maracanã Imagem: Reprodução/Site Oficial do Fluminense

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/08/2014 06h02

Animado com o reconhecimento recente da Fifa da Copa Rio de 1951 como "primeira competição de abrangência mundial”, o Fluminense busca para si o mesmo status conquistado pelo Palmeiras diante da entidade máxima do futebol mundial. O Tricolor venceu o mesmo torneio um ano depois, quando derrotou o Corinthians no confronto decisivo, em agosto de 1952.

O Palmeiras é o espelho justamente porque ganhou a mesma competição um ano antes e pelo seu sucesso em reunir um dossiê pedindo o reconhecimento da Fifa. A entidade admitiu o título “a nível mundial” em comunicado ao UOL Esporte no começo de agosto.

O próprio Fluminense se comparou ao Palmeiras ao parabenizar o time paulista pelo centenário na última terça-feira. Em seu Twitter, o Tricolor ressaltou a luta pelo reconhecimento, mas acabou condenado por parte dos internautas.

“Parabéns pelo centenário, @SEPalmeiras! Estamos juntos na torcida pelo reconhecimento do título Mundial!”, postou o perfil oficial do Fluminense.

A forma de disputa da segunda edição foi bastante parecida com a do ano anterior, com dois grupos divididos em jogos no Rio de Janeiro e em São Paulo, com as finais na cidade carioca. Fluminense e Corinthians participaram por terem sido os campeões estaduais de 1951, já não existia um Campeonato Brasileiro à época.

O Fluminense foi campeão invicto do torneio, que ainda teve a participação do Peñarol-URU, com uma de suas maiores equipes, com Ghiggia, carrasco brasileiro da Copa do Mundo de 1950, e o ídolo Obdulio Varela. Também foram rivais na fase de grupos o campeão português Sporting Lisboa e o Grasshopper, da Suíça. Já o Áustria de Viena foi rival batido nas semifinais.

A diretoria tricolor já se movimenta para enviar documentos em breve à Fifa pelo reconhecimento. A preocupação, no entanto, é que o pedido não falhe como o anterior, realizado em 2008 com o uso do ex-presidente da entidade máxima do futebol João Havelange, torcedor ilustre do Tricolor.

A busca pelo reconhecimento do título mesmo 62 anos depois segue a mesma lógica do caso do título da Copa Roberto Gomes Pedrosa de 1970, que ganhou status de Campeonato Brasileiro em dezembro de 2010. Hoje, o Tricolor contabiliza em quatro suas conquistas nacionais (1970, 1984, 2010 e 2012).

Em seu site oficial, o Fluminense já classifica a Copa Rio de 1952 como Mundial Interclubes daquele ano. O Tricolor também exalta a participação de ídolos do Tricolor como Didi, Castillo e Telê Santana. O que o clube das Laranjeiras quer, agora, é poder chama-los oficialmente de campeões mundiais.