Topo

Advogado ataca exclusão do Icasa e pede denúncias para Fla, Flu e Lusa

Icasa recorreu à Justiça comum e foi excluído da Série B nesta sexta-feira - Paulo Sérgio Dantas/Site oficial do Icasa
Icasa recorreu à Justiça comum e foi excluído da Série B nesta sexta-feira Imagem: Paulo Sérgio Dantas/Site oficial do Icasa

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/08/2014 17h20

O Icasa está excluído do Campeonato Brasileiro da Série B após julgamento realizado na tarde desta sexta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O advogado do clube, Osvaldo Sestário, atacou a decisão baseada no artigo 231 (pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário) do Código e pediu que Flamengo, Fluminense e Portuguesa também sejam denunciados pelo tribunal.

Em polêmica do final da última temporada e arrastada até 2014, Fla, Flu e Lusa não foram levados a julgamento. O Icasa recorreu à Justiça comum requerendo uma vaga na Série A alegando a escalação irregular de um jogador do Figueirense, em uma partida da Série B de 2013.

Flamengo, Fluminense e Portuguesa também estiveram envolvidos com a Justiça comum. Por conta própria, o time do Canindé entrou com ação para evitar o rebaixamento na Série A. Os rivais cariocas, por sua vez, viram torcedores buscando o caminho do tribunal afim de mudar ou manter decisões do STJD.

“Foi falado aí de que vai ser mandado um ofício para a CBF para ela ser mais diligente. Isso foi notícia nacional em todas as redes (Icasa pleiteando a Série A). Então, quando é para denunciar pelo vídeo, a Procuradoria está de olho. Aí quando vem a notícia de que o Icasa está vindo para a Série A, não tomou-se ciência disso. Estranho. No começo do ano, Flamengo, Fluminense e Portuguesa se beneficiaram da ação de terceiros na justiça comum. Cadê as denúncias? Aconteceram? Não aconteceram. Por qual motivo? Não sei. Quem está aqui hoje? Icasa, Tiradentes, Botafogo-PB, Cianorte... Então fica esse meu questionamento”, apontou Sestário.

O Icasa havia terminado a Série B de 2013 em quinto lugar, atrás do Figueirense, e se achou no direito de subir de divisão aproveitando-se do imbróglio envolvendo a Portuguesa e o Fluminense.  Na ocasião, o clube foi informado sobre a escalação irregular do atleta Luan na equipe catarinense. O jogador atuou diante do América-MG quando ainda estava vinculado ainda ao Metropolitano.

O clube, então, ofereceu notícia de infração disciplinar junto à procuradoria do STJD e, apesar da Diretoria de Competições da CBF confirmar em ofício a irregularidade do atleta, o caso foi arquivado, o que motivou os cearenses a entrarem na Justiça comum.

O presidente da 4ª comissão disciplinar do STJD afirma que aguardará recursos do clube e, em seguida, julgamento no Pleno. Sem a suspensão imediata, o Icasa entra em campo nas próxima rodada, dia 5 de setembro, contra a Ponte Preta, normalmente.

"Não tem uma data específica [de punição] porque também a parte vai recorrer. Certamente, para essa garantia, vai se fazer o efeito suspensivo. Aí já vai ser apreciado pelo relator", afirmou Wanderley Godoy Júnior.