Topo

Após ser alvo de racismo, Aranha faz tratamento e vê tema dominar hotel

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/08/2014 11h15

O goleiro Aranha, do Santos, foi alvo de xingamentos racistas no segundo tempo do duelo entre Grêmio e Santos, na noite de quinta-feira (28), em Porto Alegre. Chamado de 'macaco' por torcedores do clube gaúcho, o jogador deixou o campo irritado, triste, reclamando bastante. E na manhã seguinte, o assunto tomou conta da concentração santista. Enquanto isso, ele deixou poucas vezes o quarto e realizou tratamento.

Aranha levou a pior em uma dividida com Giuliano nos minutos finais de jogo. Com grande atuação, evitou que o Grêmio marcasse um gol sequer e foi decisivo para a vitória dos paulistas 2 a 0 em jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Nesta manhã, precisou ficar sob cuidados do fisioterapeuta Alex Evangelista.

Foram poucas aparições no saguão do hotel que serve de concentração para o Santos. Tímido, Aranha passou sempre distante de qualquer movimento. Pelos corredores do local, deixou o elevador entrou na sala onde realizou tratamento, fez o caminho contrário. Sem conversas ou mesmo interação mais intensa com colegas. Tomou café mais cedo, por volta das 9h, sem companhia.

Enquanto isso, o assunto tomou conta dos debates na entrada do local. Jornais espalhados pela recepção estiveram abertos na editoria de esportes e cada hóspede que passava trocava palavras com os recepcionistas sobre o ocorrido na quinta. Irritação, lamentação, todos desaprovaram as atitudes de torcedores do time tricolor.

"Perdemos e ainda fizemos esta vergonha lá", disse um dos aficionados a deixar o hotel. "O torcedor que faz isso merece ser banido", opinou outro.

Por volta das 9h40, vários jogadores do Santos se reuniram para tomar café da manhã. Edu Dracena, Arouca, Alison, Robinho, Lucas Lima, Gabriel, todos pararam na recepção e rapidamente e leram como foi abordado o caso na imprensa gaúcha. Não houve grande movimentação da mídia na manhã santista. O hotel recebeu poucos jornalistas, e o tema só foi abordado por hóspedes e funcionários.

Aranha ainda falou com o site oficial do Santos e um vídeo com a manifestação será divulgado. O jogador preferiu não falar mais sobre o caso e só deixará a concentração para o deslocamento até o aeroporto e embarque para o Rio de Janeiro, onde o time paulista pega o Botafogo no domingo.