Topo

Cruzeiro inova com visitas à Toca e planeja faturar R$ 1 milhão por ano

Torcedores acompanham treino do Cruzeiro em visita à Toca da Raposa II - Dionizio/UOL
Torcedores acompanham treino do Cruzeiro em visita à Toca da Raposa II Imagem: Dionizio/UOL

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

29/08/2014 06h00

O marketing do Cruzeiro inovou mais uma vez neste ano e começou o projeto de visita VIP de torcedores à Toca da Raposa II, que tem gerado cerca de R$ 30 mil por evento. Recentemente, foram realizadas duas visitas com aproximadamente 250 torcedores cada uma. Como se tornou um sucesso entre os cruzeirenses, o clube planeja expandir o programa e faturar até R$ 1 milhão por ano.

Em 2014 já foram realizadas seis visitas, sendo que já tem outra programada para o próximo dia 10 de outubro. O clube ainda está aprimorando o projeto e espera aumentar sistematicamente o número de visitas em 2015, projetando um faturamento na casa de R$ 1 milhão de reais por ano de acordo com os valores atuais.

Segundo o diretor de marketing, Marcone Barbosa, a experiência inicial desta temporada foi bastante satisfatória. “O retorno está muito positivo. Estamos muito entusiasmados pelo feedback do torcedor e pretendemos aumentar, sim, o número de visitas”, disse.

A expectativa do departamento de marketing é fazer de 25 a 30 visitas por ano, que no preço atual geraria uma receita superior aos R$ 900 mil. No entanto, o clube está aproveitando esta temporada inicial para deixar o projeto bem ajustado e atraente aos torcedores.

“Ainda estamos organizando a melhor forma de fazer, para oferecer um serviço VIP, não pode ser muitas pessoas de uma única vez. Tem que ser algo agradável para o torcedor, deixá-los satisfeitos”, afirmou o dirigente estrelado.

Atualmente os valores custam R$ 100 para os sócios-torcedores e R$ 130 para o torcedor comum. Dentro do pacote, o torcedor conhece a estrutura da Toca da Raposa II, visita o hotel, a sala de imprensa, conhece o vestiário, o refeitório, entre outros locais do centro de treinamento.

Ainda tem direito a um café da manhã e kits com camisas, além da possibilidade de tirar fotos com troféus de importantes conquistas, como as taças da Copa do Brasil, do Brasileirão e da Libertadores.

Porém, o grande atrativo é mesmo a possibilidade de ver os ídolos de perto. “Foi um dos momentos mais marcantes que vivenciei. Desde criança tinha o sonho de ir lá e conseguir realizar no meu aniversário, pude ver pessoalmente os jogadores e tirar fotos com cada um, foi emocionante”, disse o estudante Rafael César, de 18 anos.

As visitas também têm servido para estreitar os laços entre o torcedor e o clube, que vive ótimo momento dentro das quatro linhas e tem a torcida entusiasmada pela boa campanha no Brasileirão. Os jogadores aprovam o contato com os fãs no ambiente de trabalho.

“É uma energia positiva. Quem vem aqui vem para ver os jogadores do time que ama. É sempre bom dar atenção especial para eles, que nos acompanham na TV ou no campo. Quando tem esse contato é um carinho que nos deixa bem contentes”, destacou o meia Everton Ribeiro.

Satisfeito pelo presente de aniversário, o cruzeirense Rafael, que saiu da cidade de Oliveira-MG para visitar o centro de treinamento celeste, indica a visita a outros torcedores, principalmente os que não podem ir frequentemente ao estádio.

“Cada centavo que paguei valeu a pena. A organização é impecável, com funcionários simpáticos, programação perfeita durante o evento. Indico a todos os cruzeirenses para poder vivenciar o dia a dia do clube. Saí de lá com a sensação de quero mais e pretendo voltar em outra oportunidade”, ressaltou.