Topo

Flamengo possui quase metade da torcida de todo o Rio; Vasco é o segundo

Torcida do Flamengo demonstrou aumento em relação a estudo de 2010  - Julio Cesar Guimaraes/UOL
Torcida do Flamengo demonstrou aumento em relação a estudo de 2010 Imagem: Julio Cesar Guimaraes/UOL

Do UOL, em São Paulo

29/08/2014 08h34

Não há a menor discussão, o Flamengo é maioria no Rio de Janeiro. Maior do Brasil, a torcida do clube rubro-negro possui quase metade da preferência no estado. De acordo com a pesquisa realizada pelo Ibope e encomendada pelo jornal Lance!, o time da Gávea está no coração de 48,2% dos torcedores cariocas, quase metade do Rio.

Como se não bastasse, o Flamengo ainda apresenta aumento em relação ao estudo anterior, realizado em 2010. Nos últimos quatro anos, o clube rubro-negro apresentou um crescimento de 2,7% na sua nação e está com aproximadamente 7,9 milhões de torcedores.

Quem mais sofreu com isso foi o Vasco. Vice-líder no estado, a equipe de São Januário apresentou queda de 3,2% e atinge 14,6% (aproximadamente 2,4 milhões). Assim, a distância entre rubro-negros e vascaínos está em 33,6%.

Como se não bastasse ver a diferença em relação a um dos principais rivais subir, os vascaínos ainda precisam se preocupar com o crescimento do Fluminense. O time tricolor foi outro que demonstrou aumento e hoje está com 12,9% da preferência (2,1 milhões de pessoas).

O quarto clube no coração dos cariocas é o Botafogo, com 11,4%. A notícia boa é que o time também viu sua torcida crescer. Agora são 11,4% na região (algo em torno de 1,8 milhão).