Topo

Flu blinda negociações e corre para atender pedidos de Cristóvão

Cristóvão Borges conversa com o diretor de futebol Paulo Angioni e o vice Mário Bittencourt - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Cristóvão Borges conversa com o diretor de futebol Paulo Angioni e o vice Mário Bittencourt Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/08/2014 06h10

Com o silêncio como nova arma, o Fluminense corre para buscar contratações pedidas pelo técnico Cristóvão Borges. O treinador pediu a chegada de jogadores para três posições, das quais o Tricolor tem negociações em andamento com dois atletas: o zagueiro Neto, atualmente no Santos, e o lateral direito Marcelinho, do América-RN.

O objetivo do Fluminense é evitar que eventuais desfechos negativos nas negociações com os jogadores sejam vistos como falhas da diretoria. O Tricolor avalia que o mercado está limitado, com poucas opções e, algumas delas caras demais para o clube, que não conta com o apoio da parceira Unimed Rio na empreitada.

O Fluminense busca um zagueiro, um lateral direito e um atacante de velocidade, todos para completar seu elenco. O Tricolor dispõe de titulares para todas as três vagas, mas quer peças de reposição para o longo Campeonato Brasileiro. O próprio técnico Cristóvão Borges deixou clara sua preocupação com o tamanho de seu elenco.

A intenção é fechar com os reforços tão rápido quanto possível, sem extrapolar os limites financeiros do clube. O Fluminense tem a preocupação de evitar exageros com o pagamento de salários pois será ele o responsável por arcar com os custos desses novos jogadores.

O caso mais adiantado é o do zagueiro Neto, do Santos. Ele foi liberado pelo clube e já começou a realizar exames médicos no Fluminense, mas ainda não acertou sua chegada às Laranjeiras. Dono de um histórico recente de lesões, o jogador ainda terá seu estado físico observado em mais exames nos próximos dias.

Já o lateral Marcelinho está em estágio um pouco menos avançado, mas também tem acerto próximo com o Fluminense. O jogador depende da liberação do América-RN, que ficaria com uma parcela dos direitos econômicos do atleta e se beneficiaria de um eventual sucesso no Tricolor.

Questionado após o fim da vitória por 2 a 1 sobre o Goiás na noite de quinta-feira, pela Sul-Americana, o vice presidente de futebol Mário Bittencourt deixou claro que evitaria falar sobre o estágio das negociações.


“Negociação em andamento [com o Marcelinho], só isso que eu posso falar. A ida do Fábio Braga para o América-RN não tem nada a ver com essa negociação. Sobre o Neto, a resposta é a mesma: negociação em andamento. Temos apenas essas duas negociações em andamento. Não temos previsão de conclusão. O Neto ainda não fez todos os exames médicos, estamos esperando por isso”, disse Bittencourt.

Outro jogador visado pelo Fluminense, Magno Alves foi mesmo descartado por enquanto pelo clube. Mário Bittencourt, porém, demonstrou empolgação ao falar sobre o atacante do Ceará.

“O caso do Magno é uma situação única. Um jogador que é ídolo da torcida e joga bem mesmo aos 38 anos, assim como o Zé Roberto. São casos raros, específicos. Estamos acompanhando o mercado”, disse Bittencourt.

“Não temos nenhuma [negociação no momento para esta posição], e é uma posição em que o mercado está muito complicado. Não é segredo que tentamos o Vitinho a pedido do Cristóvão, mas o CSKA não quis liberar, algo muito semelhante ao que aconteceu com o Wellington Nem”, explicou.

O Fluminense tem como prazo para contratações o dia 3 de outubro, data em que se fecha o período de inscrições para o Campeonato Brasileiro.