Topo

Mano Menezes critica racismo, mas questiona uso de TV para punir clubes

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

29/08/2014 17h50

O treinador do Corinthians, Mano Menezes, criticou duramente as ofensas racistas dirigidas ao goleiro do Santos, Aranha, pela torcida do Grêmio na partida entre os dois clubes nesta quarta, pela Copa do Brasil. O comandante corintiano pediu punição aos responsáveis pelos xingamentos.

“É um problema social, de educação ou de falta de, que se transfere para um segmento da sociedade que é o futebol. É imperdoável, lamentável, e outros adjetivos. Pessoas tinham que ser punidas individualmente, tem imagens. Se eu bato palma eu apareço, se eu coço o pé eu apareço, então é natural que essas pessoas tenham aparecido também. Precisa punir individualmente, para acabar com isso”, disse.

Apesar de defender a punição aos autores das ofensas, Mano pediu uma reflexão sobre o uso de imagens da televisão para punir clubes e jogadores – o Corinthians teve Petros suspenso por 180 dias, e terá Guerrero julgado nas próximas semanas, tudo com base em imagens pedidas pela procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

“Seria prepotência minha querer dizer como o tribunal deveria se comportar. Mas o diretor de TV pode decidir sobre a imagem que vai ao ar e  aque não vai – é uma importância que temos que discutir, porque pode decidir se alguém vai ser indiciado ou não. A imagem do Petros não foi ao ar no primeiro tempo, só depois. Se não fosse, o lance não existiria? Os recursos técnicos, isso cria um desequilíbrio, algo que temos que pensar na frente, pode ser prejudicial para esse ou aquele clube” refletiu.

Assim como Petros, o lance que levou Guerrero ao banco dos réus foi uma trombada com o árbitro. Para Mano, o lance envolvendo o peruano foi menos grave.

“Já evitei bastante falar do Petros antes. Se falar que as coisas são diferentes, parece que falei que Petros agrediu. O lance do Paolo foi completamente casual, acho que o entendimento vai ser claro, tribunal vai tomar o caminho certo”.

O Corinthians enfrenta o Fluminense, no domingo, pelo Brasileirão. Paolo Guerrero, suspenso, é o único desfalque de Mano. Petros conseguiu na última semana um efeito suspensivo, e será relacionado.