Topo

STJD dá apenas advertência a Renato Augusto, que não desfalcará Corinthians

Renato Augusto cai após dividida com jogador do Bahia em jogo do Corinthians pela Copa do Brasil - Felipe Oliveira/VIPCOMM
Renato Augusto cai após dividida com jogador do Bahia em jogo do Corinthians pela Copa do Brasil Imagem: Felipe Oliveira/VIPCOMM

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/08/2014 17h02

O Corinthians conseguiu evitar uma punição ao meia Renato Augusto. O jogador foi denunciado por agressão a Léo Gago em jogo contra o Bahia, válido pela Copa do Brasil, e podia ter pego até 12 partidas de suspensão. No entanto, a quarta comissão disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) desqualificou nesta sexta-feira (29) a acusação e enquadrou o atleta em artigo diferente – ele levou apenas uma advertência.

Renato Augusto foi denunciado por ter acertado o rosto de Léo Gago ao proteger uma bola na derrota por 1 a 0 para o Bahia, no dia 6 de agosto, na Fonte Nova. A promotoria enquadrou o jogador no artigo 254-A do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).

O artigo 254-A fala em "praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente". A pena é suspensão de quatro a 12 partidas. Renato Augusto acabou enquadrado no 250, cujo texto é "praticar ato desleal ou hostil". Nesse caso, a pena máxima para ele seria de três jogos.

Nesta sexta-feira, a primeira ação de João Zanforlin, advogado do Corinthians, foi questionar a denúncia. O lance foi ignorado pelo árbitro do jogo, mas chamou atenção do STJD depois de a promotoria ter visto imagens.

Zanforlin comparou o episódio ao que aconteceu nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014, quando o atacante brasileiro Neymar foi atingido pelas costas pelo lateral colombiano Zuñiga.

Neymar sofreu uma fratura em uma vértebra no lance, e isso o tirou de campo até o fim da Copa. O árbitro de Brasil x Colômbia também ignorou o lance, e as imagens não serviram para denunciar o lateral.

Depois, Zanforlin apelou à história de Renato Augusto para tentar desqualificar o artigo – o advogado tentou enquadrar o jogador no 250, cujas penas são mais brandas. Ele lembrou, por exemplo, que o meia nunca foi expulso em dois anos de Corinthians.

O histórico de lesões também virou argumento na defesa de Renato Augusto. “Ele tem um azar na carreira. Se alguém observar o rosto dele, vai perceber que há deformações em função de pancadas. Ele tem certo receio por causa disso. Não há direito de descontar em ninguém, mas o que ele fez não é caso para agressão que está fixada no artigo 254. Não houve dolo”, ponderou Zanforlin.

Mano absolvido

Na mesma sessão do STJD, Mano Menezes foi julgado por ter sido expulso em jogo entre Corinthians e Goiás, válido pelo Campeonato Brasileiro. O técnico do Corinthians foi absolvido por unanimidade.