Topo

Denúncia ameaça tirar 21 pontos do América-MG, que se diz tranquilo

Lateral-esquerdo Eduardo, que defendeu São Bernardo e Portuguesa, jogou pelo América-MG - Divulgação/América-MG
Lateral-esquerdo Eduardo, que defendeu São Bernardo e Portuguesa, jogou pelo América-MG Imagem: Divulgação/América-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

30/08/2014 10h14

Uma notícia veiculada durante o empate sem gols com o Sampaio Corrêa, na noite de sexta-feira, em Joinville, deixou os torcedores do América-MG assustados. Em denúncia feita pelo Joinville ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o clube mineiro é acusado de escalar irregularmente o lateral-esquerdo Eduardo e poderá perder, caso seja condenado, 21 pontos na tabela da Série B.

Atualmente na liderança da competição com 33 pontos (pode perder a posição neste sábado com o complemento da rodada), o time mineiro cairia para a lanterna se a denúncia for acatada pelo STJD. Ao contrário dos torcedores, a diretoria do América se mostrou até certo ponto tranquila com a acusação do Joinville.

Em entrevista a Rádio Itatiaia, Afonso Celso Raso, integrante do Conselho de Administração do América, disse que foi pego de surpresa com a denúncia do Joinville. O dirigente ficou sabendo da medida tomada pelos catarinenses em São Luís, quando acompanhava a delegação americana para a partida com o Sampaio Corrêa.

“O América está muito tranquilo, já conversamos com ao advogado do América, e ele nos disse que não há nenhuma irregularidade. O que a gente pode falar é que, se houver a denúncia, o América vai se defender e com toda certeza vai se sair bem”, observou.

De acordo com a denúncia do Joinville, o lateral Eduardo, que já deixou o América, atuou por outros dois clubes, São Bernardo e Portuguesa, pela Copa do Brasil e Série B, respectivamente, antes de vestir a camisa americana. Pelo time mineiro, ele atuou em três jogos e ficou no banco em outro pela Série B.

Pelo regulamento de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o jogador pode ser registrado por três clubes numa temporada, mas jogar apenas em dois. Em entrevista veiculada pelo site do Diário Catarinense, o representante jurídico do Joinville confirmou a denúncia contra o América.

“A diretoria me deu carta branca na situação e concluímos hoje (sexta-feira). Protocolamos junto ao STJD uma notícia de infração contra o América-MG. No nosso entendimento, o atleta chamado Eduardo, lateral-esquerdo, teria atuado irregular em quatro partidas, três como suplentes e uma atuando. A partir de agora é o trabalho da procuradoria saber se vai denunciar, se vai ter a perda de x ou y pontos e saber se vai julgar pela condenação ou não do América”, afirmou.

Afonso Celso Raso alega que o contrato de Eduardo foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, o que descartaria irregularidade na regularização do jogador.

“Saiu no BID, o contrato foi feito com todas as observações legais, agora há realmente uma possível interpretação de código de regulamento de campeonato que vai tirar um pouco da tranquilidade da gente até que seja bem esclarecido isso. Mas a diretoria está tranquila, o departamento jurídico já está a postos. Em caso semelhante, a CBF não acolheu sequer a denúncia, foi arquivada em primeiro grau, então a gente fica mais ou menos tranquilo”, ressaltou o dirigente.