Topo

Em consulta popular, sócios do Inter aprovam reforma estatutária

Do UOL, em Porto Alegre

30/08/2014 18h36

Em consulta com os associados realizada neste sábado, o Internacional teve aprovada a reforma estatutária proposta pelo Conselho Deliberativo. A principal alteração diz respeito às eleições presidenciais do clube.

Antes, apenas as chapas que alcançarem 25% dos votos dentro do Conselho Deliberativo avançavam para a segunda etapa da eleição presidencial. Foi neste molde que o atual mandatário, Giovanni Luigi, se reelegeu em 2012. Com a reforma estatutária a chamada cláusula de barreira deixa de existir.

Ao invés de exigir 25%, o estatuto impõe, agora, que um candidato só sairá eleito entre os conselheiros se amealhar 85% dos votos. O mecanismo, portanto, torna a disputa mais acirrada e provavelmente deve levar o pleito de dezembro para o voto do sócio – grande luta dos mais de 100 mil torcedores afiliados no clube.

A votação foi pequena. Neste sábado, utilizando votos pela internet ou presenciais, no Gigantinho, o Inter teve um total de 3.003 votos, sendo que 1.791 [61,55%] optaram pelo sim, 1.119 [38,45%] escolheram o não, 81 brancos e 12 nulos.

As demais alterações no estatuto do Internacional podem ser conhecidas através do site oficial do clube gaúcho. As mudanças passam a valer ainda neste ano, após registro.